VOLTAR

Senador diz que Boa Vista ainda pode ter Área de Livre Comércio

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
13 de Mar de 2003

A implantação da área de Porto Livre no município de Santa Elena de Uairén, na Venezuela, na fronteira com Pacaraima, vai reacender a discussão sobre a aprovação, no Senador Federal, do projeto de lei de autoria do senador Romero Jucá (PSDB), criando áreas de livre comércio nos municípios de Boa Vista em Roraima, Macapá e Santana, no Amapá.

O projeto de lei se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e tem como relator o senador amazonense Gilberto Mestrinho. Na proposto do senador Jucá, ficam criadas, nos municípios de Macapá e Santana, no Amapá, e no município de Boa Vista, em Roraima, áreas de livre comércio de importação e exportação, sob regime fiscal especial.

Essas áreas terão como finalidade promover o desenvolvimento das regiões fronteiriças do extremo Norte dos dois estados e de incrementar as relações bilaterais com os países vizinhos, segundo a política de integração latino-americana.
Aprovado o projeto no Senado, o Poder Executivo terá prazo de 90 dias, para demarcar áreas contínuas onde serão instaladas as áreas de livre comércio, incluindo locais próprios para entreposto de mercadorias a serem nacionalizadas ou reexportadas.

Segundo Romero Jucá, há possibilidade de Roraima ter área de livre comércio, que pode se somar ao Porto Livre na fronteira, em Santa Elena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.