VOLTAR

Senado pode criar comissão especial para discutir políticas indígenas

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Marcela Rebelo
06 de Abr de 2006

Uma comissão especial para discutir políticas indígenas deve ser criada no Senado, segundo o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele recebeu nesta quinta-feira (6), no início da tarde, um grupo de lideranças indígenas que foi entregar uma carta de mobilização elaborada pelo 3o Acampamento Terra Livre. No encontro, Renan se comprometeu a criar a comissão.

"Assim como feito com o salário mínimo, vamos instituir uma comissão especial para elaborar uma política indigenista", afirmou Renan durante o encontro. O presidente do Senado disse que tem uma relação especial com os índios porque, segundo ele, no período em que foi ministro da Justiça, foi a época em que se demarcou mais terra no país.

Um dos coordenadores do acampamento, Jecinaldo Barbosa, do povo Satere Mawé, pediu a Renan que o Senado mude a postura com os povos indígenas. "Queremos prioridade para discutir o Estatuto dos Povos Indígenas para que não seja beneficiado apenas o agronegócio", disse o índio.

Na quarta-feria (5), as lideranças indígenas se reuniram com o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Segundo os índios, o deputado também se comprometeu a criar uma comissão de assuntos indígenas na Câmara.

Desde a última terça-feira (4), cerca de 550 lideranças indígenas - representantes de 86 povos - estão acampados na Esplanada dos Ministérios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.