VOLTAR

Seminário vai discutir problemas fundiários de Roraima

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
24 de Jul de 2008

A Federação de Agricultura e Pecuária de Roraima (FAERR), junto com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Governo do Estado de Roraima, vão realizar o I Seminário Nacional de Produtores Rurais e Desenvolvimento Sustentável em Áreas Fronteiriças. O Encontro acontece de 2 a 4 de agosto, no Palácio da Cultura.

Durante o evento serão realizadas visitas a plantios de soja, encontros com produtores e sobrevôos em áreas produtivas. O ponto alto será o ciclo de palestras que acontece no dia 4. Nesta data, diversas autoridades, dentre elas o presidente da CNA, Fábio Meirelles, o presidente do Sistema FAERR/SENAR, Almir Sá e o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, vão se manifestar sobre o conflito resultante da demarcação contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol.

O presidente da FAERR, Almir Sá, destacou que essa mobilização da classe produtora nacional é uma forma de rebater a articulação e "os equívocos de ONGs, sem falar da falta de respeito ao homem do campo que produz em Roraima, requerendo a efetiva participação da CNA para se manifestar a respeito da demarcação contínua e levar a reflexão para o país".

Entre os debatedores e palestrantes do evento estão Kátia Abreu, senadora da Frente Parlamentar da Agricultura; Denis Rosenfield, jornalista e pesquisador de áreas fronteiriças; Alexandre Garcia, jornalista; Helder Girão Barreto, juiz federal; Francisco Rezek, ex-ministro e o senador Mozarildo Cavalcante. Ao final será elaborada a Carta de Roraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.