VOLTAR

Seminário vai debater turismo e meio ambiente de Roraima

BV News - www.bvnews.com.br
24 de Jul de 2008

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, através do seu Departamento de Turismo, realizará nesta quinta, 24, e sexta-feira, 26, o I Seminário Internacional de Meio Ambiente e Turismo Sustentável. O evento acontecerá no auditório da UERR (Universidade Estadual de Roraima). O evento conta ainda com a colaboração direta da Femact (Fundação de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia).

Durante a realização serão apresentados casos de sucesso em práticas de turismo em áreas indígenas. A abertura das palestras será feita pelo
secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Haroldo Amoras e pelo presidente da Fundação do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Daniel Gianlupp. O presidente da Cooperativa de Transporte Turístico Paratepuy de Roraima, na Gran Sabana (Venezuela), Florêncio Ayuso, dará inicio aos trabalhos com a palestra "Turismo em Área Indígena".

Além de técnicos de Roraima, esse I Seminário Internacional de Meio Ambiente e Turismo Sustentável trará outros nomes de destaque, a exemplo do presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural (AbratuRR) e membro do Conselho Nacional de Turismo, Carlos Solera. Ele vai proferir a palestra "Turismo Rural e Meio Ambiente". Solera é um grande entusiasta deste segmento e realiza palestras em todo o Brasil.

Outro palestrante é o empresário e consultor do Ministério do Turismo, Roald Andretta. Foi apresentador de programas sobre pesca esportiva na TV, escreveu por quatro anos na Revista Pesca & Companhia e atualmente está na Revista Pesca Esportiva. Andretta detém o recorde brasileiro do Black-Bass (peixe conhecido no setor da pesca esportiva). Ele fará a palestra denominada "Pesca Esportiva".

No dia 24, quinta-feira, a partir das 14 horas, acontecerá uma mesa redonda com o tema "Gran Sabana: uma experiência latino-americana", com representantes do município de Santa Elena de Uairén (Venezuela) e Governo de Roraima. O secretário Haroldo Amoras diz que estas ações auxiliam na discursão sobre o tema e que, "nós temos o corredor Amazônia-Caribe, e por aqui estão em trânsito muitos turistas seguindo do Brasil para o Caribe". Acrescenta ainda: "no que diz respeito ao turismo em áreas indígenas, nós precisamos aprender com a experiência venezuelana como é feita a pratica dentro das reservas para adaptarmos modelos para Roraima," disse.

Segundo a diretora do Departamento de Turismo, Fernanda Maciel, esse evento aprofundará o debate em torno do segmento do turismo em Roraima. "Esse é primeiro seminário internacional que estamos realizando e esperamos que os acadêmicos e empresários do setor compareçam, receberemos técnicos de destaque no cenário do turismo, além de técnicos daqui de Roraima, tiraremos grandes experiências e aprendizados que podem ser adaptados ao Estado de Roraima," afirma.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.