VOLTAR

Seminário vai debater transição e diversificação da matriz energética de Roraima

G1/RR - https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia
20 de Nov de 2018

Seminário vai debater transição e diversificação da matriz energética de Roraima
Roraima é o único no país que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) e há 17 anos é dependente da energia venezuelana. Evento será nesta quarta-feira (21).

Por G1 RR - Boa Vista

O Instituto Socioambiental (ISA) de Roraima e o Instituto Clima e Sociedade (ICS) realiza nesta quarta-feira (21) o seminário "Roraima Transição Energética", para debater uma matriz energética mais limpa e diversificada no estado.

A programação de palestras está prevista para iniciar as 9h e encerrar as 13h, no auditório de um hotel no Centro Cívico de Boa Vista e terá transmissão ao vivo através do Facebook do ICS.

Com o objetivo de favorecer uma interação positiva entre os diversos atores envolvidos com o tema da energia, o evento quer ainda identificar oportunidades para pactuar caminhos para o crescimento deste mercado no estado.

Roraima é o único no país que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) e há 17 anos é dependente da energia venezuelana. A distribuição é feita pelo Linhão de Guri. Além da matriz venezuelana, o estado tem ainda térmicas que complementam o abastecimento, que é alvo frequente de apagões e bleacutes.

Conforme o ISA, o mercado de energia alternativa no Brasil cresceu bastante nos últimos anos, deixando se ser um tema prioritariamente ambiental para se tornar também uma questão empresarial e governamental.

"Roraima tem enorme potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas como o sol, do vento e a biomassa, e também para ações de eficiência e armazenamento de energia. Desta forma o aproveitamento destas fontes em nosso estado é importante não apenas para oferecer uma energia mais barata e confiável, mas também para aquecer a economia e criar novas oportunidades de negócios", informou o ISA nesta terça (20).

Entre os palestrantes do evento estão representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), com 16 Gigawatts de energia instalados, e da empresas AES, que tem usinas instaladas em vários estados do país, além de representantes do setor comercial, industrial, agropecuário, governamental, acadêmico, povos indígenas e sociedade civil.

Serviço
Seminário "Roraima Transição Energética"
Local: Auditório do Hotel Aipana, Centro de Boa Vista
Horário: 21 de novembro (quarta-feira) - 09h às 13h
Entrada: gratuita

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/11/20/seminario-vai-debate…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.