VOLTAR

Seminário reúne povo chiquitano e entidades de apoio em Cáceres/MT

Cimi
16 de Nov de 2006

"Sou Chiquitano, eis a questão! Mestiço ou índio, e porque não? Trago nos olhos, sede e justiça, de libertação". Esta foi uma das faixas no cenário do 1o. Encontro de afirmação dos Povos Chiquitanos, realizado em Cáceres, Mato Grosso, de 10 a 12 de novembro.

Emoção, beleza, indignação, denúncias, mas, principalmente, manifestações de orgulho, força e determinação foram expressas por centenas de Chiquitanos do Brasil e da Bolívia, durante o seminário. A população deste povo vive nos dois países, em comunidades próximas às fronteiras.

O tema principal para a sobrevivência dos Chiquitanos que vivem no Brasil é, atualmente, a reconquista das terras. "Nossas terras foram tomadas, nossos rios poluídos, nossas matas destruídas. Quiseram roubar nossos sonhos, nossa cultura, nossa esperança... Mas não conseguiram. Estamos aqui e vamos lutar até o fim para reconquistar nossas terras para viver bem e com dignidade", afirmou uma das lideranças Chiquitano, em depoimento emocionado.

O seminário foi organizado pela Universidade do Estado do Mato Grosso, pelas ONGs Fase e Juventude Organizada em Educação e Ação, e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com apoio de Cimi, Funai, Missão Anchieta, Formad, pastorais, paróquias e movimentos locais. Foi um momento de solidariedade e compromisso assumido por mais de cinqüenta entidades da sociedade civil e órgãos governamentais que participaram do Encontro. Além de discussões, foram realizadas apresentações culturais e musicais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.