VOLTAR

Seminário pede atenção urgente para causa indígena

Site do Cimi-Brasília-DF
17 de Mar de 2003

Amanhã, dia 18, será um dia decisivo para os rumos da política indigenista do governo Lula. Pois organizações indígenas e aliados enxergam no Seminário "Respeito aos Direitos Indígenas" a oportunidade para que, com urgência, algo seja feito em defesa da vida e dos direitos indígenas, que nestes três primeiros meses de Governo tem sofrido com pressões, atentados e desrespeito.

Com abertura prevista para as 9 horas e encerramento às 19 horas, o seminário acontece no Auditório da Procuradoria Geral da República, em Brasília, e é promovido pelas principais organizações e articulações indígenas no país, juntamente com as entidades que tem apoiado suas lutas nestas últimas décadas, com apoio da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão.

O evento, dividido em quatro painéis, tem como temas de discussão o direito histórico e constitucional dos povos indígenas sobre as terras tradicionalmente ocupadas, a responsabilidade da União pela demarcação das terras, proteção do patrimônio e riquezas naturais existentes nas áreas e perspectivas de mudança na política indigenista oficial.

Entre os representantes do governo nas mesas de debates, estão previstas as participações do Ministro-Chefe da Casa Civil, José Dirceu; da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda; e do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.