VOLTAR

Seminário para tratar de Conhecimentos Tradicionais Indígenas

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
20 de Set de 2002

Com o objetivo de discutir as melhores alternativas para se aproveitar a sabedoria das sociedades tradicionais de maneira justa e solidária, foi realizado o Seminário sobre Proteção aos Conhecimentos Tradicionais e Consentimento Prévio Fundamentado, nos dias 17 e 18 de setembro, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC). O encontro foi promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Na ocasião, representantes indígenas expuseram suas opiniões, como Vilmar Guarany, Coordenador de Direitos Indígenas da FUNAI, que deu esclarecimentos sobre o convênio FUNAI/EMBRAPA. Fruto desse acordo, o trabalho desenvolvido pela empresa em comunidades Krahô trouxe inúmeros benefícios para os índios, e os resultados foram expostos pela pesquisadora Terezinha Dias.

Maximiliano Correa Menezes, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, fez considerações acerca das dificuldades encontradas pelos índios em relação à representatividade. Além deles, Manuela Carneiro Cunha, professora da Universidade de Chicago, Beto Ricardo, Coordenador do Programa Rio Negro/ISA, Juliana Santilli, Promotora de Justiça do Meio Ambiente no DF e sócia fundadora do ISA, André Lima, Coordenador do Programa Direito Socioambiental do ISA, Escrawen Sompré, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), entre outros envolvidos na questão da biodiversidade estavam presentes nas discussões.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.