VOLTAR

Seminário encerra com contribuições dos participantes

WWF - www.wwf.org.br
24 de Set de 2009

O III Seminário de Mosaicos de Áreas Protegidas foi concluído com o recolhimento de contribuições para a conclusão de documento base com subsídios e diretrizes à Política Nacional sobre Mosaicos de Áreas Protegidas. Após a sistematização, o documento será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Além dos participantes do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), onde foi realizado o seminário, aqueles que quiserem contribuir para a construção de um marco legal sobre mosaicos, ou mesmo receber o texto-base Subsídios e Diretrizes à Política Nacional sobre Mosaicos de Áreas Protegidas podem escrever para o email acariquara@gmail.com e enviar suas observações.

O III Seminário de Mosaicos de Áreas Protegidas foi organizado conjuntamente pelo governo e organizações não governamentais (Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, WWF-Brasil, GTZ, Conservação Internacional, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Associação Mico-leão-dourado, Valor Natural, Cooperação Técnica Brasil-França e Escola Latinoamericana de áreas protegidas).

O documento discutido foi preparado a partir das experiências em campo desses parceiros. O texto-base busca esclarecer dúvidas e consolidar resultados e subsídios que devem ser contemplados numa Política Nacional sobre Mosaicos, reivindicada pelas organizações.

A base conceitual dos mosaicos, o reconhecimento, as ações integradas, o conselho gestor e a consolidação da iniciativa são os cinco eixos que compõem o documento discutido durante o encontro.
A consultora da GTZ, Marcia Lederman, alertou para a importância da colaboração dos participantes no evento para se obter uma proposta rica e completa que contribua para a configuração de um marco regulatório sobre mosaicos.

Ao fim da apresentação de cada um dos eixos do documento, os participantes do seminário expuseram suas idéias e percepções acerca dos temas abordados. Além das manifestações orais, a organização do evento recebeu contribuições por escrito com observações sobre o documento.

No encerramento do III Seminário de Mosaicos de Áreas Protegidas, Márcia Lederman reforçou ainda a importância de se discutir os mosaicos em eventos como o CBUC, que reúnem muitos especialistas.

Já Claudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, salientou a necessidade de se divulgar mais o tema. "As apresentações e debates realizados durante os três dias do evento foram essenciais para dar visibilidade ao tema e fornecer embasamento para reflexão sobre esse sistema de áreas protegidas", concluiu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.