VOLTAR

Seminário em Aracruz discute movimento indígena

home page do Governo do Estado do Espírito Santo - http://www.es.gov.br
14 de Mai de 2009

Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será realizado o "Seminário identidade cultural e sustentabilidade nas comunidades indígenas do Espírito Santo", na próxima terça-feira (19), entre 8 e 17 horas, no Teatro Municipal de Aracruz. As vagas são limitadas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3296-3908.

A iniciativa é da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc), em parceria com a Associação Indígena Tupinikim/Guarani (AITG), Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Conselho dos Caciques do município. O evento ainda tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), Aracruz Celulose, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e das secretarias municipais de Turismo, Desenvolvimento Social, Agricultura, Educação, Saúde e da Ouvidoria de Aracruz.

O seminário tem como finalidade preencher a falta de um espaço específico de discussão política, onde o movimento indígena pudesse definir o caminho a trilhar na luta pelo reconhecimento efetivo do seu povo.

É uma oportunidade de discutir a base filosófica, a natureza do poder político nas comunidades, a sustentabilidade, gestão das terras indígenas, recursos naturais, identidade e cultura.

Serão três palestras durante o dia: "O espírito coletivo na cultura Guarani", com o cacique Toninho Guarani, da aldeia Tekóa Porã; "O espírito coletivo na cultura Tupinikim", com o cacique José Sizenando, da aldeia Caieiras Velhas; e "A educação na sociedade Tupinambá", com José Maria Coutinho, secretário de Cultura, Desporto e Lazer de Aracruz. No fim do dia, estão programados debates e espaço para apresentação de propostas.

Programação do "Seminário identidade cultural e sustentabilidade nas comunidades indígenas do Espírito Santo":

- 8 horas - Cadastramento
- 8h30 - Abertura Oficial
- 9 horas - 1ª Palestra: "O espírito coletivo na cultura Guarani" - Palestrante: Toninho Guarani - cacique da aldeia Tekóa Porã;
- 9h30 - 2ª Palestra: "O espírito coletivo na cultura Tupinikim" - Palestrante: José Sizenando - cacique da aldeia Caieiras Velhas;
- 10 horas - 3ª Palestra: "A educação na sociedade Tupinambá" - Palestrante: Prof. Dr. José Maria Coutinho - secretário de Cultura, Desporto e Lazer de Aracruz;
- 10h30 - Debate - Moderadora: Anna Luzia Saiter - subsecretária de Estado da Cultura;
- 13h30 - Relatos de experiências: "Identidade e sustentabilidade nas comunidades indígenas" - Moderadora: Prof.ª Dr.ª Celeste Ciccarone - Ufes;
- 15h45 - Sessão plenária com apresentação de propostas;
- 17 horas - Encerramento com o Grupo Cultural Indígena.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
( 27) 3345 9273 / (27) 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Aracruz
Alessandro Bitti
(27) 3296-4507 / 8122-5281
E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.