VOLTAR

Seminário do CIR pretende reunir autoridades em RR

Folha de Boa Vista
13 de jul de 1995

Seminário do CIR pretende reunir autoridades em RR

O Conselho Indígena de Roraima está programando para os dias 10 e 11 de agosto o I Seminário sobre Demarcação de Áreas Indígenas e Desenvolvimento do Estado. Este evento de alto nível pretende reunir governadores, senadores, deputados federais e autoridades ligadas a questão indígena em todo o país.
O objetivo será a discussão dos temas que envolvem a questão, como a demarcação de áreas indígenas em faixa de fronteira, exploração de recursos minerais em áreas indígenas e o desenvolvimento do estado.
Clóvis Ambrósio, conselheiro do CIR, declarou ontem que é objetivo também deste seminário promover uma ampla discussão sobre a questão indígena no país e especificamente em Roraima, assim como a exploração, de recursos hídricos e minerais em suas áreas.
Para falar sobre o tema "Competência do Conselho de Defesa Nacional na Demarcação de Áreas Indígenas na Faixa de Fronteira" foram convidados o procurador da República Aurélio Veiga Rios e o senador Romero Jucá.
Para a palestra "Processo de Demarcação da Área Raposa/Serra do Sol", o CIR convidou a técnica Isa Pacheco, representando a Fundação Nacional do índio, e um representante da Associação Brasileira de Antropólogos.
"Exploração de Recursos Minerais em Áreas Indígenas" será a palestra proferida pelo deputado federal Salomão Cruz, autor de duas emendas à Constituição Federal que disciplinam esta questão, e pelo geólogo Luis Vessani.
A quarto e último tema tem como convidados quatro palestrantes. 0 governador de Roraima, Neudo Campos, o governador do Amapá, Hélio Capiberibe, a senadora Marina Silva, do Acre, e o técnico Márcio Santilli, representante do ISA, falarão sobre "O Desenvolvimento do Estado e Comunidades Indígenas".
O CIR começou a distribuir esta semana os convites para o seminário e até o momento nenhum dos palestrantes confirmou presença. O fato interessante deste seminário é que nenhum representante da Igreja Católica foi incluído entre os convidados, apesar de o CIR ser ligado a Diocese de Roraima.

Folha de Boa Vista, 13/07/1995

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.