VOLTAR

Seminário discute saúde indígena em Manaus

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/
26 de Jun de 2009

Terminou ontem (25) , em Manaus (AM), o Seminário Grupo de Trabalho Saúde Indígena da Amazônia Legal promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O evento discutiu desafios, melhorias e a autonomia dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) e contou com a presença representantes de saúde dos órgãos de toda a Amazônia.

Durante a abertura, o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa, Wanderley Guenka, ressaltou a importância do seminário para a resolutividade das ações de saúde nas bases, enfatizando as dificuldades do órgão ao mesmo destacando os avanços e os investimentos feitos pela atual gestão para melhorar os serviços. "Um dos problemas em se levar a saúde até as aldeias é a questão logística, muitas comunidades estão localizadas em lugares de difícil acesso. A ausência de outros entes do Governo, como os municípios, agrava ainda mais a situação e que antes de se criticar o órgão é preciso que se faça amplamente aos demais", afirmou. Guenka destacou que a Funasa já investiu mais de R$ 50 milhões na compra de equipamentos, só no Amazonas 1.700 estão na Coordenação Regional (Core/AM) para serem distribuídos às comunidades, por ora prejudicados com a ocupação do prédio. O diretor executivo da Funasa, Faustino Lins, destacou a necessidade do diálogo com as comunidades indígenas e os órgãos envolvidos e desejou que o seminário resulte em bons encaminhamentos. "É importante este tipo de discussão onde podemos discutir com as comunidades indígenas para avaliarmos nossas ações para seu contínuo melhoramento", afirmou.

O secretário de gestão estratégica e participativa do MS, Antonio Alves, falou sobre a transição das ações de saúde indígena para o Ministério da Saúde. Ele disse que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) do Brasil terão autonomia de gestão. "Os Distritos terão uma conta especial, poderão fazer licitação, contratação de recursos e fazer contratos com municípios. Isto será feito gradualmente, pois requer pessoal qualificado", disse. Alves acredita que até 2010 a lei orçamentária dos distritos será aplicada.

A solenidade de abertura, ocorrida quarta (24), contou com a participação do diretor executivo da Funasa, Faustino Lins, do secretário de gestão estratégia e participativa do MS, Antonio Alves,além de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças indígenas.

No final do evento foi elaborado um relatório com os resultados das discussões em grupo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.