VOLTAR

Seminário discute desafios em São Félix do Xingu

Diário do Pará - www.diariodopara.com.br
24 de Ago de 2010

Um seminário no Centro de Formação Nazaré, em São Félix do Xingu, no sul do Estado, discute amanhã (25) os desafios na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. Participam do seminário representantes de órgãos federais, estaduais, ONG's e lideranças locais.

O seminário terá como tema "Construindo um plano coletivo para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento em São Félix do Xingu". O evento é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX), as quais desde 2009 desenvolvem o projeto Xingu Ambiente Sustentável.

A APA Triunfo do Xingu liderou o desmatamento nas Unidades de Conservação da Amazônia Legal, segundo o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) da Ong Imazon, em junho deste ano.

Um dos objetivos do projeto é despertar a sociedade de São Félix do Xingu para a importância de se articular coletivamente em favor da criação de políticas públicas que permitam a construção de um município comprometido com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Para guiar o debate no evento, os representantes dos pequenos produtores locais elaboraram uma carta, que lista uma série de reivindicações e dúvidas acerca de temas como: o ordenamento ambiental e territorial, as alternativas econômicas sustentáveis e a infra-estrutura produtiva.

A expectativa é que os dez órgãos participantes, entre os quais o Incra, o Iterpa, a Sema, e o Ministério do Meio Ambiente, "possam coordenar ações que apontem para a sustentabilidade socioambiental na região", explica Manuel Amaral, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

Segundo o SAD, no mês de abril a APA Triunfo do Xingu teve uma área desmatada de 1,6 quilômetro quadrado, liderando o ranking da devastação em áreas protegidas na Amazônia Legal. Em junho, o mesmo sistema de monitoramento voltou a indicar essa liderança, porém com números mais significativos.

Dos 18 quilômetros quadrados desmatados nas Unidades de Conservação da Amazônia Legal, um pouco mais da metade (9,2 km²) foi realizado na APA Triunfo do Xingu. Este fato tem preocupado órgãos do Governo e também ong's ambientalistas, que estarão presentes no encontro. Entre elas o Imazon que realiza ações de monitoramento ao desmatamento e a TNC que realiza cadastro ambiental rural no município.

Serviço

Seminário "Construindo um plano coletivo para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento em São Félix do Xingu"
Local: Centro de Formação Nazaré - São Félix do Xingu/PA
Horário: 8h

http://www.diariodopara.com.br/N-107693-SEMINARIO+DISCUTE+DESAFIOS+EM+S…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.