VOLTAR

Seminário discute conservação da biodiversidade

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Elmano Augusto
01 de Set de 2015

Evento no ICMBio debaterá pesquisas e reunirá especialistas do Brasil e do exterior

"Conservação e sociedade". Esse é o tema do VII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Iniciação Científica que serão promovidos entre os dias 15 e 17 de setembro, no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. A entrada é aberta ao público.

"A escolha do tema se deve à necessidade de aumentar o diálogo com a sociedade, buscando maior alinhamento das iniciativas conduzidas pelo Instituto com as expectativas sociais", afirma Ana Elisa de Faria Bacellar, coordenadora de Apoio à Pesquisa do ICMBio e uma das organizadoras do evento.

Nesta edição, serão apresentados 84 resumos de pesquisa em manejo e conservação da biodiversidade e gestão socioambiental, sendo 50 produzidos por servidores do ICMBio e 34 por alunos do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), em parceria com instituições de todo o país.

Entre as pesquisas, seis abordam a recuperação ecológica do cerrado brasileiro, como "Semeadura direta de ervas, arbustos e árvores para restauração do cerrado", estudo desenvolvido por pesquisadores da UnB, Embrapa e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (Cecat), do ICMBio.

Abertura

A abertura do evento será às 9h do dia 15 de setembro e contará com a presença do presidente do ICMBio, Claudio Maretti, e representantes de instituições parceiras. Em seguida, serão iniciados os trabalhos, que ocorrerão nos dois expedientes (de manhã e à tarde) durante os três dias. Além da apresentação dos resumos das pesquisas, haverá palestras com pesquisadores e especialistas de instituições de renome no Brasil e exterior.

Entre eles, estão Robert Buschbacher, da Universidade da Flórida; Ane Alencar, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); Carlos Eduardo Grelle, do Instituto de Biologia da UFRJ; Helder Queiroz, do Instituto Mamirauá (AM); Guilherme Dutra, da Conservação Internacional; Márcia Chame, da Fundação Oswaldo Cruz (RJ); e Mônica Nogueira, do Centro de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Brasília (UnB).

Oportunidade

O evento, segundo Ana Elisa, é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os profissionais e estudantes residentes em Brasília que atuam na área de conservação, manejo e gestão socioambiental.

É, também, uma chance para os servidores envolvidos com pesquisa participarem de debates sobre estratégias de melhoria do conhecimento direcionado à conservação da biodiversidade e ao respeito à diversidade sociocultural do país.

Para os demais servidores do ICMBio e o público em geral, morador de Brasília, ainda segundo a coordenadora, o seminário funciona como um espaço aberto para discutir o entrosamento entre a pesquisa e a gestão da biodiversidade.

Participação

De acordo com os números das edições anteriores, a média de público no seminário é de cem pessoas. São, geralmente, professores e estudantes universitários, gestores e servidores de órgãos ambientais federais.

Este ano, no entanto, a organização espera uma maior participação de instituições do DF - Secretaria de Meio Ambiente, Ibram e ONGs - e federais - Ministério do Meio Ambiente, ANA, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ibama, CNPq, UnB, Embrapa, entre outras.

E conta também com a presença de membros da comunidade científica, representantes de grupos ambientalistas e pessoas interessadas em biologia da conservação, temas socioambientais, manejo de unidades de conservação e pesquisa com espécies ameaçadas.

Serviço
O quê: VII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Iniciação Científica do ICMBio
Quando: dias 15 a 17 de setembro, de manhã e à tarde
Onde: auditório do ICMBio em Brasília (Setor Sudoeste, Entrequadra 103/104, Centro Administrativo, Bloco C, Subsolo)
Importante: participação aberta a todos(as) os(as) interessados(as)
Mais informações clique aqui.

Palestrantes
Alex Bager - Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas - Universidade Federal de Lavras
Ane Alencar - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - Ipam
Carlos Eduardo Grelle - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Carlos Frederico Loureiro - Laboratório de Investigação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Clara Bentes Grilo - Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas - Universidade Federal de Lavras
Edvan Ferreira Feitosa - Instituto Mamirauá
Fabiana Prado - Ipê - Instituto de Pesquisas Ecológicas
Guilherme Dutra - Conservação Internacional do Brasil - CI-Brasil
Helder Lima de Queiroz - Instituto Mamirauá
Marcelo Antônio Amaro Pinheiro - Campus Experimental de São Vicente - Universidade Estadual Paulista
Márcia Chame - Fundação Oswaldo Cruz
Mônica Nogueira - Centro de Desenvolvimento Sustentável - Universidade de Brasília
Robert Buschbacher - Universidade da Flórida
Roberto Sforza - Centro Tamar/ICMBio
Tatiana Pongiluppi - BirdLife/SAVE Brasil

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6969-semi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.