VOLTAR

Seminário discute alternativas

CB, Economia, p.11
21 de Nov de 2003

Seminário discute alternativas

A Câmara dos Deputados realizou ontem o seminário "Potencialidades e alternativas energéticas para a região Amazônica", evento que discutiu um modelo de geração e transmissão de energia para a região Norte do país, além dos projetos de construção das usinas de Belo Monte e do Rio Madeira.
Organizado pela Subcomissão de Energia da Câmara, o debate servirá de subsídio à elaboração de um relatório final a ser encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os projetos das duas usinas enfrentam obstáculos, inclusive judiciais, em virtude do impacto ambiental. No seminário, o diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas S.A., José Pedro Rodrigues de Oliveira, afirmou que a construção das usinas é fundamental para sustentar o crescimento econômico. "0 Brasil precisa de energia elétrica para crescer, e a Amazônia é a maior reserva de água doce do mundo. Por isso precisamos cuidar dela", afirmou.
Para ele, a maior oferta de energia ajuda a promover o progresso do país. "0 crescimento do PIB está intimamente ligado ao crescimento do setor energético. Essas obras garantiriam o futuro do país", afirmou. As duas usinas exigem investimentos da ordem de R$ 12 bilhões.

CB, 21/11/2003, Economia, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.