MMA - www.mma.gov.br
29 de Jun de 2009
A gestão participativa de unidades de conservação (UC) incentiva a participação social daqueles que têm envolvimento direto ou indireto na conservação e utilização dos recursos naturais dessas áreas. De hoje (29) até 1o de julho, especialista no assunto participam do III Seminário Sul-Brasileiro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação, na Universidade Positivo, em Curitiba, para discutir o processo e a ampliação para outras áreas. O evento é realizado pelo ICMBio, em parceria com o Mater Natura, e com o apoio do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
No seminário será discutido o projeto de capacitação em gestão participativa de unidades de conservação nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo Projetos Demonstrativos (PDA) do MMA. Até setembro de 2009 o projeto terá construído 44 conselhos gestores de UCs, sendo 22 federais. A formação dos conselhos é prevista pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Também será lançado um portal na internet para estimular o diálogo sobre a participação social nas UC. No site será possível encontrar relatos sobre experiências de trabalhos de educação no processo de gestão ambiental, além de textos, agenda dos conselhos e links que mostram a realidade e a vivência da gestão participativa nessas áreas protegidas. O espaço será fundamental para a troca de idéias para qualificar a participação dos diversos atores sociais em seus conselhos. O endereço do site é www.gestaoparticipativa.org.br.
Segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente, Lúcia Anello, o portal é um canal de comunicação e fortalece os atores do ponto de vista social. \"É preciso despertar na população do entorno dessas áreas o sentimento de pertencimento para o cuidado daquilo, quando passam a entender que a UC faz parte do seu modo de vida e trabalho. E isso se reverte numa intervenção participativa para a gestão\", enfatiza Lúcia.
Também participam do evento a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, a gerente de projeto do DEA, Mônica Serrão, e o analista ambiental Klinton Senra.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.