VOLTAR

Seminário debate futuro sustentável de RR

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Yana Lima
07 de Nov de 2011

A prática do desenvolvimento sustentável será tema de debate por meio do seminário Diversidade Socioambiental de Roraima, a ser realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA), amanhã e quarta-feira, 09, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). É a primeira vez que o instituto realiza um evento deste porte no Estado. A ideia principal é iniciar um debate mais amplo sobre o assunto.

As mesas de discussão vão abordar assuntos como a diversidade sociocultural de Roraima, serviços ambientais e economia sustentável e, por fim, os planos e perspectivas de desenvolvimento. Durante o evento será lançada uma publicação com o mesmo tema do seminário. A ideia do instituto não é apontar um modelo pronto a ser seguido no Estado, e sim promover uma discussão sobre o assunto por meio de experiências exitosas praticadas em outros estados.

O coordenador do ISA em Roraima, Marcos Wesley de Oliveira, explicou que Roraima está entre os estados menos desmatados, com as cabeceiras dos rios mais preservadas, o que abre margem para a possibilidade de uma economia sustentável. "É o momento de debater como ter desenvolvimento sem perder estes recursos", frisou.

O biólogo do ISA, Ciro Campos, salientou que durante o encontro haverá o lançamento da publicação Diversidade Socioambiental de Roraima, que reúne materiais sobre as pessoas que vivem no Estado, cartografia e outras análises, frutos de um trabalho de um ano e meio de pesquisas reunidas desde que o instituto se instalou no Estado, há dois anos.

O ISA é uma associação civil, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 22 de abril de 1994 por pessoas com formação e experiência marcante na luta por direitos sociais e ambientais. Apesar de ter se instalado há poucos anos no Estado, o instituto acumulou a experiência adquirida depois que passou a gerenciar os projetos até então desenvolvidos pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY).

EVENTO - O seminário será gratuito e aberto ao público até o limite de 140 vagas. Para mais informações, basta entrar em contato com o ISA por meio dos telefones 3224 7068 e 3224 3441. Os acadêmicos que participarem terão direito a certificados.

PRÁTICAS - Um dos palestrantes que virão para o evento será o filósofo Márcio Santilli, sócio-fundador do ISA e o único brasileiro eleito "herói do ambiente" de 2009 pela revista Time. O filósofo, indigenista e ex-deputado ganhou projeção mundial ao ser homenageado pela ideia de compensar as nações que reduzem as taxas de desmatamento através das licenças de emissão que podem ser negociadas no mercado de carbono.

Outra experiência a ser explanada será o trabalho realizado no Estado de Mato Grosso, na bacia do rio Xingu, que deu um grande passo rumo à adequação socioambiental de suas propriedades rurais. Em um trabalho exemplar de articulação de parcerias, o Estado realiza um trabalho inovador de restauração florestal das áreas degradadas. O assunto será abordado pelo coordenador do programa Xingu, Rodrigo Junqueira, do ISA.

O setor produtivo também estará presente durante as discussões, com o presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Paragominas - Pará, Mauro Lúcio Costa. O município encabeçava a lista dos mais desmatadores e conseguiu ser uma das primeiras cidades a sair desse ranking para se tornar um modelo de desenvolvimento sustentável.

O fazendeiro foi um dos precursores dessa ideia, ao implantar em sua propriedade um modelo de pecuária e agricultura sustentáveis por meio de reflorestamento e soluções ambientalmente positivas.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=119022#

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.