VOLTAR

Seminário de documentação indígena e etnohistória acontece em 28 e 29

Neppi - http://www.neppi.org
Autor: Camila Emboava
21 de Mai de 2013

Nos dias 28 e 29 de maio acontece o I Seminário de Documentação Indígena e Etnohistória, no anfiteatro da biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A programação inclui conferências, mesas, oficinas, lançamento de livro e debates. Todas as atividades do evento são gratuitas e os participantes receberão certificados. Não é necessário realizar inscrição prévia.

O seminário é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB) como resultado do projeto "Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu", apoiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Segundo o coordenador do projeto, professor Neimar Machado, a divulgação da documentação histórica indígena tem grande importância para o Brasil e Mato Grosso do Sul. "A documentação indígena pode fomentar o diálogo de saberes e a redução do preconceito que negou o direito à memória e à história aos povos sem escrita e, entre eles, os povos indígenas", explica.

Atividades

No dia 28, às 8h, a abertura do evento terá a fala do pesquisador Marcelo Zelic representante da Comissão Nacional da Verdade, que apura violações dos direitos humanos cometidas contra os povos indígenas durante a ditadura militar (1946-1988); do professor Neimar Machado; de um representante do Ministério da Justiça e do diretor do NEPPI/UCDB, Pe. George Lachnitt . Logo depois, acontece a apresentação do vídeo relatório do projeto "Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu".

Às 9h30, acontece uma mesa de troca de experiências entre profissionais que utilizam a documentação indígena em suas rotinas de trabalho - o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida, os pesquisadores Vera Lúcia Ferreira Vargas (UFMS) e Antônio Dari Ramos (UFGD), e o Pe. George Lachnitt, que fala sobre o Centro de Documentação MS/MT da UCDB.

Às 19h, o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), José Ribamar Bessa Freire ministra uma conferência sobre etnohistória.

No dia 29 as atividades são apenas de manhã. Às 8h, acontece o lançamento do livro Ñande Ypykuera Ñe'engue, apoiado pelo NEPPI/UCDB com financiamento da DKA Áustria. A obra é uma antologia Guarani organizada pela pesquisadora austríaca Friedl Grunberg. Logo depois, o antropólogo jesuíta espanhol radicado no Paraguai, Pe. Bartomeu Meliá, da Universidad Católica Nª Sª de la Asunción e Cepag/Asunción ministra a conferência "Documentação Indígena".

Mais informações pelo telefone: (67) 3312-3590.

http://www.neppi.org/noticias.php?id=998

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.