VOLTAR

Seminário busca solução para conflitos entre UCs e comunidades indígenas

ICMBio - www.icmbio.gov.br
14 de dez de 2010

No período de 8 a 10 de dezembro, foi realizado no Hotel São Sebastião, em Florianópolis (SC), o I Seminário sobre Unidades de Conservação e Conflitos Etnoambientais, organizado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade (CNPT-SC) e a Coordenação Regional 9 (CR9), com o apoio da Diretoria de Extrativismo/Gerência Indígena do MMA e da Gerência de Gestão Socioambiental/Coordenação de Conflitos, do ICMBio.

O encontro deu início a um processo de formação dos servidores das Unidades de Conservação da região em noções básicas de indigenismo e da política indigenista brasileira de demarcação e gestão de terras indígenas. Propiciou a discussão e a elaboração de estratégias a fim de solucionar os conflitos etnoambientais entre UC e comunidades indígenas na região.

O seminário contou ainda com a participação de especialistas no campo do indigenismo nacional, como os antropólogos Henyo Barreto, do IEB/DF, e Aluísio Azanha, da Funai/DF, além de participação especial do professor José da Silva Quintas, na análise dos conflitos etnoambientais no processo de gestão ambiental de UC.

Participaram ainda representantes de UCs envolvidas em conflitos com comunidades indígenas, direta e indiretamente, como a Floresta Nacional de Passo Fundo, de São Francisco de Paula, de Canela, no Rio Grande do Sul, além da Floresta Nacional de Ibirama, a Arie Serra da Abelha, em Santa Catarina, e do Parque Nacional do Superagui, no litoral do Paraná.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/seminario-busca-solucao-para-conflito…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.