VOLTAR

Seminário avalia pesquisas realizadas nas comunidades Indígenas Krahô

Funai - http://www.funai.gov.br
11 de Mai de 2011

A Fundação Nacional do Índio (Funai) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisas em Agropecuária (Embrapa), realizam entre os dias 11 e 14 de maio, no auditório do Ministério Público Federal (MPF), em Palmas-TO, o Seminário "Pesquisando com os Krahô: dez anos de parceria". O objetivo do evento é avaliar o conjunto de trabalhos desenvolvidos ao longo dos dez anos de pesquisas realizadas nas comunidades indígenas Krahô, localizada no município de Itacajá.

Desde 1997 a Funai tem parceira com a Embrapa para pesquisas da agrobiodiversidade em Terras Indígenas. As pesquisas se iniciaram, efetivamente no ano de 2000, com acompanhamento constante da Funai e participação direta dos Krahô. Durante esses dez últimos anos, foram realizadas pesquisas de caracterização ambiental como flora, da fauna, solos, mapeamentos etno-ecológicos, segurança alimentar, além de pesquisas específicas sobre materiais genéticos tradicionais e sua circulação entre as aldeias.

Ao final do seminário deverão ser apontados por todos os participantes, através de dinâmicas participativas, indicativos e proposições para planejamento de ações futuras na área de segurança alimentar para a etnia Krahô, bem como disseminar a possibilidade de cooperação técnica para outras etnias interessadas. Para Ivan Stibich, coordenador Articulação Intersetorial da Funai, "Esse projeto piloto servirá de base para ser implantado em outras comunidades indígenas", declara Stibich.

Participarão do seminário, técnicos da Funai, pesquisadores da Embrapa, 20 indígenas Krahô que participaram diretamente das pesquisas, representantes do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU), Advocacia Geral da União (AGU), e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2011/Maio/un2011_02…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.