VOLTAR

Semiárido é prioridade no Plano Nacional

O Globo, Razão Social, p. 11
Autor: AMERICANO, Branca
18 de Mai de 2010

Semiárido é prioridade no Plano Nacional
O Plano Nacional de Mudanças Climáticas terá um capítulo só para programas de adaptação. O anúncio foi feito por Branca Americano, secretária de mudanças climáticas do Ministério do Meio Ambiente, que participou do evento.

O Globo: O que é o plano de adaptação?

Branca Americano: É um plano que vai delinear uma política de adaptação das regiões às mudanças climáticas. Embora não esteja incluído na lei da política climática como forma de plano, ele foi proposto no final de abril no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. O Fórum está criando uma primeira versão e vai encaminhá-la ao governo.

Globo: E qual será a prioridade deste plano?

Branca Americano: O combate à desertificação do semiárido está entre as prioridades. Da mesma forma, as áreas urbanas e litorâneas mais vulneráveis.

O Globo:Já existem projetos?

Branca Americano: Estamos no momento de levantar as informações sobre projetos inovadores. Para o semi-árido temos visto a possibilidade de aproveitar a água das cisternas da região. Já vimos também um outro, interessante, de produzir gotejamentos na área.

O Globo: Os projetos serão financiados pelo Fundo Clima?

Branca Americano: Fundo vai operar com a verba de participação do petróleo que vem para o Ministério. Até 60% deste montante vão para o Fundo. Parte será aplicado em mitigação e parte em projetos de adaptação.

O Globo, 18/05/2010, Razão Social, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.