VOLTAR

Semed forma professores indígenas de seis etnias

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com
01 de Mai de 2010

MANAUS - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou ontem (30), o curso de formação para professores indígenas da rede. Índios de seis etnias (Baré, Tikuna, Cambeba, Sateré-Mawé, Carapana e Kokama) participaram do curso, que acontece duas vezes mês com o objetivo de integrar professores indígenas às novas tecnologias educacionais.

O curso foi realizado nos dias 29 e 30, pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e será utilizado pelos professores como suporte técnico dos projetos desenvolvidos nas escolas indígenas.

Existem 278 alunos em três escolas indígenas na zona urbana e rural do município. Um dos professores que participaram do curso, Orígenes Kokama, da escola Atawanã Kuarachi Kokama, está elaborando projeto de revitalização da cultura dos seus ancestrais através do resgate da culinária tradicional Kokama.

"A raiz do nosso povo é nossa cultura. Não adianta dizer que é índio, tem que buscar a identidade, através do grafismo, da língua, da dança e também das nossas comidas tradicionais", afirma.

Segundo a coordenadora da formação, Solange Pereira do Nascimento, a aproximação do professor com as novas tecnologias é um passo importante na conquista de mais espaço para a cultura indígena. "Hoje o computador não é mais um bicho-papão para esses professores indígenas. Eles sabem utilizá-lo e bem, para o fim maior, que é perpetuar e dar visibilidade para a cultura indígena", afirmou a professora. (LG)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=104547

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.