VOLTAR

Semana dos Povos Indígenas movimenta São Gabriel da Cachoeira/AM

Home page da Funai - http://www.funai.gov.br/
22 de Abr de 2009

Por ocasião das comemorações do Dia do Índio, indígenas do Amazonas reuniram-se em São Gabriel da Cachoeira, entre 13 e 19 de abril, para discutir temas de relevância para as comunidades indígenas do Estado. Na programação da semana, alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus apresentaram danças tradicionais dos povos indígenas do Alto Rio Negro, demonstrando a valorização da cultura transmitida de geração em geração. Os jovens indígenas, originários da comunidade Taracuá, viajaram de barco durante dois dias para prestigiar as atividades organizadas pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (FEPI), com apoio da Funai, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), dentre outros parceiros.

Nos dias 13 e 14 de abril, as principais pautas de discussão foram a sustentabilidade do justo comércio e o escoamento da produção, debatidos no IV Encontro de Produtores Indígenas do Rio Negro. Outra atividade política da semana foi a Oficina do colegiado territorial do Território da Cidadania Indígena do Alto Rio Negro, de 15 a 17 de abril, com propostas de qualificação das ações governamentais conforme as especificidades da região.

Para o encerramento da programação, povos indígenas e comunidade científica apresentaram seus pontos de vista sobre o tema "Mudanças Climáticas", durante os dias 18 e 19 de abril, em seminário na maloca da Foirn. Aproximadamente 200 indígenas de toda a região participaram dos eventos e puderam conhecer o livro "Amazonas Indígena - Povos Indígenas no Poder Público", lançado na primeira noite do seminário de mudanças climáticas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.