VOLTAR

Semana de Luta dos Povos Indígenas começa nesta sexta

Dourados News-Dourados-MS
15 de Abr de 2005

Um café da manhã com mulheres indígenas, nesta sexta-feira às 8 horas, na Praça Oshiro Takemori (Praça do Mercadão Municipal), em Campo Grande, marca o início da Semana de Luta dos Povos Indígenas - Etnias Valorizadas, Cultura Preservada, organizada pela Administração Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande, que vai até o dia 26. A abertura será feita pelo administrador regional do órgão, Wanderley Dias Cardoso.

Segundo a assessora político-pedagógica da Funai, Cilena Pina Pinto, as atividades são realizadas em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulher, com apoio de várias secretarias e fundações do Estado, parlamentares e prefeituras de Mato Grosso do Sul. "A intenção é ressaltar a luta dos povos indígenas, valorizando as etnias atikum, guató, ofaié, kadiwéu, kamba, kinikinao e terena", diz Celina.

Na programação, estão previstas atividades em Campo Grande e no Interior, como o Torneio Quadrangular de Futebol, marcado para sábado 16, às 7 horas, na aldeia Água Branca, em Nioaque, do qual participarão as seleções indígenas de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Nioaque e Dois Irmãos do Buriti.

Na segunda-feira 18, as atividades serão realizadas em Aquidauana e Miranda, no período da manhã, com o lançamento do Programa Luz para Todos nas aldeias Água Branca e Lalima. À tarde, a partir das 16 horas, acontece a inauguração da Casa de Cultura da aldeia Tereré, em Sidrolândia.

De volta à Capital, na terça-feira 19, às 8 horas, na Fundação Escola de Governo, será realizado o 1o Encontro de Acadêmicos Indígenas. Os professores doutores Ieda Marques de Carvalho, Paulo Cabral e Dulce Ribas proferirão palestras no evento.

Ainda em Campo Grande, na quarta-feira 20, ocorre a inauguração do Centro Cultural Indígena da Funai, na rua Pedro Celestino, 1853, centro, a partir das 9 horas.

Nos dois últimos dias de atividades - 25 e 26 - realiza-se o Seminário com Alfabetizadores Indígenas, na Fundação Escola de Governo, a partir das 8 horas. Durante toda a semana, também acontecerão eventos de comemoração e confraternização nas aldeias urbanas e nas aldeias de terras indígenas da Funai Regional de Campo Grande.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.