VOLTAR

Semana de Alimentação acontece nas aldeias indígenas do Espírito Santo

Funasa - http://www.funasa.gov.br
15 de Out de 2010

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz/ES, promove no período 18 a 21 de outubro, a "Semana da Alimentação nas Aldeias Indígenas do Estado". O evento será realizado em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, onde serão promovidas ações de vigilância nutricional e resgate da culinária indígena nas comunidades de Boa Esperança, Caieiras Velha, Comboios, Pau Brasil e Irajá.

A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro. Foi neste dia, no ano de 1945, que foi criada a FAO. No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil.

No período serão realizadas palestras abordando temas como: o direito humano à alimentação; a importância da alimentação saudável na prevenção da obesidade infantil, carências nutricionais e desnutrição infantil; a importância do cultivo de alimentos que fazem parte da cultura alimentar local como forma de promoção de hábitos alimentares saudáveis e combate a fome.

A alimentação saudável, também será tema de palestra a ser ministrada pela nutricionista da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, Lílian Sad. A profissional vai falar sobre o monitoramento nutricional das crianças indígenas que é feito com as informações antropométricas (peso e altura), realizadas também pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS), na elaboração do diagnóstico nutricional.

A coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutrição (Sisvan I) no Espírito Santo e enfermeira da Funasa, Liliana Pereira Coelho, irá abordar a situação do Sisvan I nas aldeias de Aracruz e o acompanhamento das crianças com diagnóstico nutricional comprometido. "Vamos ressaltar as ações do Sisvan, em especial a atitude de vigilância por parte dos profissionais junto a população indígena, com prioridade para crianças, gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos". Na ocasião será destacada ainda, a promulgação da Emenda Constitucional 64 (Pec 64), que inclui alimentação entre outros diretos sociais, como o mais recente avanço da área de segurança alimentar e nutricional.

Na creche da aldeia de Caieiras Velhas, no dia 21 de outubro, haverá uma palestra com o tema: "Alimentos saudáveis na alimentação infantil", direcionada aos pais de alunos. Na conferência será mostrada em forma de gráficos a evolução antropométrica, obtida pelos Agentes de Saúde Indígena, dando destaque ao acompanhamento nutricional, através do mapa de acompanhamento.

Para o chefe da Assessoria de Saúde Indígena, Vanderlei Faioli as informações repassadas irão levar em consideração os costumes e a cultura indígena. "A alimentação será orientada de acordo com os valores nutricionais, levando em consideração as especificidades e costumes de cada aldeia".

Dia Mundial da Alimentação

Em estimativas atuais da FAO revela que aproximadamente 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo inteiro. O Dia Mundial da Alimentação tem como objetivos "Conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome".

Entre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação estão: estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço dos países para acabar com a fome; estimular a cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome. Outros objetivos são: promover a participação das populações rurais, em especial as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

A FAO também quer que os países promovam a transferência de tecnologias e fomentem o sentido de solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza, bem como celebrar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=705

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.