VOLTAR

Sem-terra ameaçam invadir o parque de Ilha Grande/PR

Ambientebrasil
23 de Jul de 2003

No interior do Paraná, aumenta a cada dia o número de pessoas em busca de terra. Na região do Parque Nacional de Ilha Grande, um grupo de trabalhadores rurais ameaça invadir áreas de preservação ambiental.

O grupo Xambrê é formado por agricultores, desempregados e ex- moradores de Ilha Grande, que correspondem 1/3 das 487 famílias que estão acampadas em estradas rurais do município de Vila Alta.

Eles dizem que não receberam indenizações pelos terrenos que tiveram de abandonar depois das inundações provocadas pela Usina de Itaipu e por isso, querem voltar à ilha.

Esse mesmo grupo já havia invadido uma fazenda experimental do Iapar- Instituto Agronômico do Paraná, em Xambrê, na região de Umuarama, em abril.

Para pressionar o Governo Federal a assentar as famílias, agora o grupo ameaça ocupar o parque, uma área de preservação ambiental que está sob responsabilidade do Ibama desde 1.997.

Representantes do Ibama e do parque afirmam que vão fazer o possível para impedir a ocupação.

Sobre as indenizações, o instituto informou que o Governo Federal precisa analisar cada caso e que vai agir dentro dos limites da lei.
(-Ambiente Brasil-São Paulo-SP-23/07/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.