VOLTAR

Sem ter onde morar, índios reivindicam o direito à terra

Jornal do Tocantins-Palmas-TO e Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Luciana Vasconcelos
17 de Set de 2004

Sem ter onde morar, índios reivindicam o direito à terra

Krahô-Kanela - Reunidos em Brasília desde a quarta-feira, lideranças indígenas buscam indenização por descaso das autoridades

Entre os 16 povos que foram a Brasília apresentar suas reivindicações ao Governo Federal, estão os Krahô-Kanela, do Tocantins. Há 27 anos, os 300 índios que viviam no local tiveram que deixar as suas terras, na Lagoa da Confunsão, que abrigam uma fazenda. Passaram por assentamento, terras "emprestadas", e hoje 87 índios, entre eles 38 crianças, vivem na Casa do Índio em Gurupi, a 250 quilômetros de Palmas.

Uma das lideranças, Argemiro Tapanan, contou que a vida dos Krahô-Kanela não tem sido fácil. "É um grande sofrimento", afirmou. Ele disse que durante dois anos não houve nascimentos. "Era tão triste que não nasceu nenhuma criança". Passaram também um tempo em frente às terras que já pertenceram a eles. "A gente só olhava".

Na casa em que vivem hoje passam por dificuldades, pois o local não tem estrutura adequada para abrigar a todos. "Há morcegos e muitos ratos", disse. Segundo Tapanan, os ratos já morderam moradores e comem a comida dos índios. No local, eles também não podem plantar ou caçar e vivem de cestas básicas e doações. O líder reclama ainda que as crianças não têm escola.

O sonho dos Krahô-Kanela é voltar às suas terras. Tentaram retornar para o antigo local, em Lagoa da Confusão, em junho deste ano, mas foram retirados por força de um mandado de reintegração de posse concedido pela Justiça Federal. "O que vemos é o clamor do pessoal, dos velhos, das crianças e até mesmo da gente como liderança, é que estamos presos como se estivéssemos sem solução. Porque a nossa solução é a lei, temos 27 anos que fomos expulsos e nunca mais tivemos de volta", afirmou. "Nós sabemos que a terra é nossa, nós sabemos que vivemos ali, sabemos que ali estão enterrados nossos antepassados", acrescentou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.