VOLTAR

Sem dinheiro fica impossível concluir zoneamento da APA-Sul

Ambiente Hoje Nº 61 V. X
01 de Mar de 1999

Ainda não é possível dizer quando começam os trabalhos de zoneamento ambiental da APA Sul, situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A UC foi criada em em 09/06/1994, com um prazo de 18 meses para realização do zoneamento. Passaram-se mais de sete anos e nada. O entrave é um velho conhecido no desenvolvimento de projetos governamentais: falta de verba. O dinheiro está retido por causa da paralisação do repasse de verbas ao Estado de Minas Gerais. A APA Sul abrange parte das bacias dos rios das Velhas, Paraopeba e Piracicaba, numa área total de 165 ha. Quando o zoneamento for finalizado, a região passará a ser protegida de uma forma diferenciada.

Licenciamentos fragmentados
Enquanto o zoneamento não terminar, o grande conflito da APA-Sul é o urbano, que não está sendo equacionado, aumentando o número de licenças obtidas e o número de densidade populacional da área.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.