VOLTAR

Sem demarcações, índios Guarani-Kaiowá voltam a se tornar alvo de pistoleiros e do lobby ruralista em MS

HuffPost Brasil - www.brasilpost.com.br
Autor: Thiago de Araujo
22 de Jan de 2016

Retomada Kaiowá em Mato Grosso do Sul"

Há 13 anos, o cacique Marcos Veron foi morto a tiros por pistoleiros em Mato Grosso do Sul. Ele não conseguiu ver em vida a regularização das demarcações na Terra Indígena Taquara, que fica no município de Juti, a 306 km da capital Campo Grande. A morte, considerada simbólica na luta dos indígenas Guarani-Kaiowá, pouco mudou o quadro até hoje.

Desde o último dia 15, pistoleiros têm rondado a tribo - onde hoje há uma fazenda -, após índios terem entrado na área. É o mesmo movimento liderado por Veron em 1997. Assim como naquele ano, os indígenas aguardam a demarcação das terras por parte do governo federal. Em meio às promessas, isso nunca aconteceu. "Não aceitamos mais essa injustiçaa que está acontecendo", afirmou Valdelice Veron, mulher do cacique assassinado em 2003.

"Os indígenas denunciam a presença de pistoleiros armados, durante a madrugada e à noite, ameaçando: atiram e assustam as pessoas", afirmou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) na Câmara. Após as denúncias, o parlamentar visitou a região com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público.

http://www.brasilpost.com.br/2016/01/22/violencia-terra-taquara_n_9049520.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.