VOLTAR

Sem ajuda, floresta será savana, diz ministra

FSP, Ciência, p. A23
12 de Abr de 2007

Sem ajuda, floresta será savana, diz ministra

Da sucursal do Rio

Em palestra na Fundação Oswaldo Cruz, ontem, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o Brasil tem pouco a fazer para enfrentar o aquecimento global se o restante do planeta não fizer junto. Ela também afirmou que "é fácil defender o meio ambiente dos outros, não o nosso".
"Se reduzirmos 100% das nossas emissões [de gás carbônico] e os países ricos não reduzirem 80% das deles, seremos afetados igualmente e a Amazônia virará savana igualmente", disse ela, ressaltando que o problema é mundial.
Segundo a ministra, nos últimos dois anos houve uma redução de 51% do desmatamento no Brasil e deixaram de ser emitidos 430 milhões de toneladas de gás carbônico. Ela calcula que, se já tivesse sido aprovada proposta sua de incentivo financeiro aos países que controlam as emissões, o Brasil teria recebido US$ 800 milhões.
Para enfrentar internamente as conseqüências do aquecimento global, Marina disse estar propondo ao Palácio do Planalto a criação de um "ousado" Plano Nacional de Mudanças Climáticas, que reuniria pelo menos seis ministérios.
Ela pregou uma mudança no "modelo de desenvolvimento" brasileiro. "Sou a favor do desenvolvimento, mas a qualquer custo? Se vai continuar esquentando o planeta e vamos todos derreter, não posso ser a favor", disse ela.
"Eu defendo que precisamos ter energia para crescer, mas também precisamos de proteção do meio ambiente para crescer, pois 50% do PIB [Produto Interno Bruto] depende da nossa biodiversidade. Não tem lógica nisso [em crescer sem pensar no meio ambiente]", acrescentou.
Apesar da afirmação, ela não se demonstrou preocupação com o aumento da produção de álcool no país. "Temos cerca de 52 milhões de hectares de terra produtiva em repouso e, para chegarmos a 30 bilhões de litros de álcool, precisamos usar mais 3 milhões de hectares. Então, o Brasil pode fazer isso sem avançar sobre área florestada, de preservação permanente e nascentes", disse.

FSP, 12/04/2007, Ciência, p. A23

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.