VOLTAR

Selo Verde, pelo reflorestamento e contra a poluicao

OESP, Negocios, p.B16
15 de Dez de 2004

Selo Verde, pelo reflorestamento e contra a poluição
Parcerias criam compromisso de plantio de árvores a cada caminhão Volks ou Mercedes vendido
Andrea Vialli
Em tempos de efeito estufa e mudanças climáticas o chamado seqüestro de carbono - retirada de gás carbônico da atmosfera por meio de reflorestamento - está se tornando recorrente entre as empresas, que buscam compensar a poluição nas grandes cidades.
Assim, o Grupo Martins, que atua no segmento de armazenagem e distribuição, envolveu as montadoras Volkswagen e Mercedes-Benz num programa inovador de reflorestamento de espécies da Mata Atlântica. No contrato de compra de 320 caminhões das duas empresas veio a primeira "cláusula florestal" de que se tem notícia: para cada veículo vendido, cada montadora se compromete a plantar 12 árvores nativas na região de Uberlândia (MG), sede do Grupo Martins.
A Fundação SOS Mata Atlântica, parceira da iniciativa, fez as contas sobre o número de árvores que seriam necessárias para minimizar a emissão de monóxido de carbono gerada por cada caminhão - que pesa cerca de 9 toneladas e trafega 4 mil km/mês - e estipulou esse número, que representa investimento praticamente irrisório para as empresas, de R$ 120 por veículo comercializado. "Foi uma forma de compartilhar a responsabilidade pela poluição com o restante da cadeia", explica Sérgio Moro, vice-presidente corporativo do Grupo Martins.
Moro conta que não foi difícil convencer as montadoras a aderir à iniciativa, pela simplicidade e também pelo ganho de imagem que teriam. Os 320 caminhões, que serão entregues à Martins na semana que vem, virão com um "selo verde" emitido pela SOS Mata Atlântica. O objetivo, segundo Adauto Basílio, diretor administrativo da ONG, é conseguir ampla mobilização para o reflorestamento de espécies da Mata Atlântica. "Os caminhões darão visibilidade para a causa no País inteiro", afirma.
A Volkswagen não descarta a possibilidade de expandir o uso do selo para todos os caminhões que serão colocados no mercado daqui para a frente. "Vamos estudar outros modelos de parceria", adianta Roberto Cortes, vice-presidente da VW Caminhões e Ônibus. A iniciativa de reflorestamento faz parte do Programa Florestas do Futuro, da fundação, que tem o objetivo de recompor as matas em áreas de proteção de mananciais, nascentes de rios e reservatórios.

OESP, 15/12/2004, p. B16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.