VOLTAR

Selo verde alavanca negocios

GM, Relatorio Gazeta Mercantil, p.2
27 de Mai de 2004

Selo verde alavanca negócios
Um mercado crescente para produtos florestais de origem certificada – a demanda internacional por madeira certificada é sete vezes maior do que a oferta existente hoje – é um dos principais motivos para o crescimento da área certificada no Brasil. Até 1994, inexistia manejo florestal. Hoje, a área certificada no País já chega a 1,4 milhão de hectares. Só na Amazônia são 511 milhões de hectares de florestas naturais com o chamado selo verde.
De acordo com o pesquisador Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), existe na região uma área de um milhão de hectares em processo de certificação. "A expectativa é de até o final de 2004 teremos um milhão e meio de hectares certificados na Amazônia", diz Veríssimo.
A certificação florestal é um processo de auditagem independente que utiliza critérios e indicadores previamente definidos para verificar se a floresta de determinada empresa está sendo manejada segundo os preceitos básicos do bom manejo.
Para ser sustentável, o manejo deve ser economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo. Os padrões para essa certificação no Brasil são definidos pelo Conselho de Manejo Florestal, o FSC na sigla em inglês, que tem sede no México.
Pressão pública
De acordo com os técnicos do Imazon, além do mercado favorável para a madeira certificada, existe hoje uma grande pressão da opinião pública contra a exploração predatória dos recursos florestais. E existem vantagens técnicas e econômicas do manejo florestal em relação à operação predatória. As madeireiras certificadas estão obtendo melhores contratos de venda para os mercados da Europa e dos Estados Unidos e mesmo para o mercado interno.

GM, 27/05/2004, p. 2 (Relatório Gazeta Mercantil)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.