VOLTAR

Seis etnias de Rondônia ocupam a sede da Funai em Ji Paraná

Revista Sina (MT) - http://www.revistasina.com.br
Autor: João Guató
24 de Set de 2011

A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) na cidade de Ji Paraná no Estado de Rondônia encontra-se ocupada pelos povos indígenas Tupari, Gavião, Macurapi, Campé, Ajuru, Gavião e Ururá.

Os índios estão pedido a "a cabeça" do coordenador do escritório da Funai de Ji Paraná, Vicente Batista. Lideranças das seis etnias acusam Batista de abuso de autoridade e falta de sensibilidade com os indígenas na gestão compartilhada do órgão.

Articulados, as seis etnias ocuparam a sede órgão de forma pacifica e inteligente. Os indígenas produziram e encaminharam um dossiê de 50 páginas contra Batista para a Superintendência da Funai em Brasilia-DF, com cópia ao Ministério Público Federal, Policia Federal, Casa Civil do Governo Federal e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da presidência da República.

Batista nega as acusações explicitadas no dossiê afirmando que sempre atendeu as reivindicações dos povos indígenas do estado de Rondônia e sempre participou das reuniões realizadas pelas seis etnias.

A liderança indígena Delson Gavião comenta que a insatisfação dos povos indígenas com Batista na direção do órgão teve inicio numa reunião realizada no mês de abril, quando foi solicitada a inclusão de um indígena na administração do órgão em Ji Paraná e não foram atendidos.

"Queremos ajudar a administrar o que é nosso. Temos pessoas entre nós que entendem mais do que ele e conhece a realidade do nosso povo",
argumenta Delson Gavião.

Batista diz que não é possível atender as reivindicações das etnias que ocuparam o órgão, porque os cargos para serem ocupados requerem a contratação por meio de concurso público.

As lideranças que estão na ocupação do órgão comentam que o melhor caminho para solucionar o conflito é o governo nomear um indígena
para a direção do órgão. Nesse caso não é preciso concurso público. E os graves problemas ambientais com os povos indígenas serão amenizados.

As lideranças declaram que os serviços no órgão estão suspensos e só retornam depois que obtiverem uma reposta de Brasília para sobre o dossiê enviado e suas reivindicações.

Batista comenta que Funai em todo pais esta passando por uma reestruturação e isso acaba causando esse tipo de problemas com as comunidades indígenas.

http://www.revistasina.com.br/portal/questao-indigena/item/2924-seis-et…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.