VOLTAR

Segundo linhão de Tucuruí vai ser inaugurado por Fernando Henrique

O Liberal-Belém-PA
18 de Set de 2002

O presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura na sexta-feira, 20, a segunda linha de transmissão de energia elétrica da usina hidrelétrica de Tucuruí à subestação de Vila do Conde. A solenidade, que acontece às 14h30, na Subestação da Eletronorte, em Vila do Conde, município de Barcarena, contará ainda com as presenças de várias outras autoridades nacionais e locais.

Segundo a Eletronorte, a ativação do segundo circuito Tucuruí-Vila do Conde vai beneficiar 2,5 milhões de habitantes de 59 municípios paraenses.

Para construir a segunda linha de transmissão, foram investidos R$ 150 milhões, o que garante o fornecimento de 1,2 megawatts de energia. O consórcio vencedor e que esteve à frente da obra foi formado pela Empresa Paraense de Transmissão de Energia (Etep), constituída pelas empresas Alusa Companhia Técnica de Energia Elétrica, Schahin Engenharia Elétrica e Schahin Engenharia Ltda., tendo a Eletronorte como operadora e mantenedora do empreendimento.

A própria Etep é quem vai operar a nova linha, cuja extensão é de 324 quilômetros. O novo circuito tem ainda uma tensão de 525 Kv e possui 706 torres e duas subestações. Segundo a Eletronorte, a segunda linha de transmissão aumentará a confiabilidade no repasse da energia às subestações do Guamá, Utinga, Santa Maria e os respectivos pontos de conexão com a empresa Rede Celpa, diminuindo as possibilidades de blecautes.

Além de Fernando Henrique Cardoso, participarão da solenidade de inauguração em Vila do Conde, três ministros e outras autoridades do governo federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.