VOLTAR

Seguem abertas inscrições para Prêmio Juliana Santilli Agrobiodiversidade

MPF mpf.mp.br
30 de Mai de 2017

Estão abertas até o dia 20 de junho as inscrições para o Prêmio Juliana Santilli Agrobiodiversidade - Edição 2017. A iniciativa é do Instituto Socioambiental, da Associação Bem-Te-Vi Diversidade e da Editora Mil Folhas do IEB, e tem como objetivo premiar iniciativas, individuais ou coletivas, que fazem a diferença, promovendo a ampliação, a conservação, o acesso, a distribuição ou o uso de produtos da agrobiodiversidade. Além disso, visa premiar a produção intelectual sobre o tema.

A premiação contemplará três categorias: (1) iniciativas que façam a diferença promovendo a ampliação e a conservação da agrobiodiversidade; (2) iniciativas que façam a diferença promovendo e estimulando a agrobiodiversidade em experiências de economia solidária e associativa, de agricultura urbana e no estabelecimento de circuitos curtos, aproximando a produção do uso; e (3) publicação de trabalho sobre socioagrobiodiversidade e suas interfaces.

Assim, podem ser contempladas pelo prêmio experiências sociais ou estudos que contribuam para a ampliação, conservação, distribuição ou uso de produtos da agrobiodiversidade mas também para o acesso ao alimento, uma vez que essas dimensões se retroalimentam.

Para a concessão de prêmios nas duas primeiras categorias, serão consideradas apenas iniciativas brasileiras e não serão admitidas inscrições de iniciativas ligadas a empresas privadas ou a fundações criadas por empresas. No caso da concessão do prêmio de publicação, os textos devem ser inéditos e não podem ultrapassar 450 mil caracteres com espaço.

Além de preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem encaminhar os documentos descritos no edital. Encerrado o período de inscrições, a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 20 de setembro de 2017. A cerimônia de premiação será na sequência, em 20 de outubro.

Juliana Santilli - A advogada e jornalista Juliana Santilli foi sócia-fundadora do Instituto Socioambiental (ISA), pesquisadora colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e professora do Curso de Direito Ambiental do Instituto Internacional de Educação do Brasil.

Sua obra e atuação estão concentradas em três grandes temas: direitos coletivos e biodiversidade, agrobiodiversidade e sistemas agrícolas e, mais recentemente, direito à alimentação.

Com a ideia de dar alguma continuidade ao trabalho de Juliana, o prêmio foi concebido para incentivar iniciativas inovadoras (individuais ou coletivas) no campo da agrobiodiversidade.

O desafio da conservação da agrobiodiversidade não passa apenas pelas formas de produção, que em geral precisam resistir a um modelo homogeneizador, mas também pelas demandas do "mercado" que conspiram contra a diversidade. Paralelamente, há a importância de publicar debates e reflexões sobre o tema. Dessa forma, o prêmio inclui uma categoria de publicação para pessoas que atuam nessa área do conhecimento.

Para realizar a inscrição e obter mais informações, acesse www.juliana-santilli.org.

http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/seguem-abertas-inscricoes-para-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.