VOLTAR

Seduc e Conselho Escolar Indígena discutem demandas do ensino

Conexão Tocantins- http://conexaoto.com.br
29 de Set de 2016

As definições que nortearão as políticas da educação indígena a partir do próximo ano no Tocantins começaram a ser discutidas nesta terça-feira, 28, na reunião entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Conselho Estadual Escolar Indígena. A rede estadual de ensino atende mais de 5.700 alunos indígenas em 94 unidades de ensino, que são distribuídas em aldeias Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá Canoeiros.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, ouviu as reivindicações apresentadas pelo presidente do Conselho Estadual Escolar Indígena, Renato Yarré Krahô, em relação aos aspectos estrutural e pedagógico das unidades de ensino.

De acordo com a professora Wanessa, as demandas serão estudadas pelo corpo técnico da pasta para que seja feito um planejamento a curto, médio e longo prazo, que permita oferecer melhorias para os estudantes indígenas. "Estamos realizando o planejamento estratégico para os próximos dois anos e a educação escolar indígena está incluída neste processo. Essa é uma determinação do governador Marcelo Miranda. As demandas das comunidades escolares indígenas serão atendidas dentro das possibilidades e de acordo com as prioridades", destacou a gestora.

Também foi discutida na reunião a construção das diretrizes da educação indígena, e propostas de estrutura curricular para 2017, em conjunto com o conselho escolar indígena. "A Seduc irá coordenar esse processo em parceria com os professores e a comunidade indígena", frisou a professora Wanessa.

Renato Yarré destacou ainda o apoio da Seduc na realização da 3ª edição dos Jogos Krahô, ocorrida no mês de agosto. "Os Jogos são a forma que encontramos de envolver nossos jovens nos esportes tradicionais, fortalecer a cultura e a identidade do nosso povo. A Seduc entendeu essa importância e nos apoiou", ponderou.

No encontro, a secretária também apresentou as deliberações do seminário de lançamento da II Conferência Nacional Escolar de Educação Indígena (Coneei), evento organizado pelo Ministério da Educação, em que a gestora do Tocantins representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Renato Yarré considerou a reunião produtiva e destacou a atuação da secretária. "Apesar do pouco tempo que assumiu essa função vemos o empenho e a sensibilidade que a professora tem tido com as causas dos povos indígenas e que fala a nossa língua no sentido de nos dar abertura para apresentar nossas demandas, de querer ouvir nossas considerações sobre o que vai ser ensinado aos nossos jovens e às nossas crianças. Com essa postura a secretária ajuda a fortalecer a nossa longa batalha de levar uma educação melhor para nossas aldeias", frisou.

http://conexaoto.com.br/2016/09/29/seduc-e-conselho-escolar-indigena-di…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.