VOLTAR

Sede da Funai continua ocupada por índios da Buriti

Correio do Estado-Campo Grande-MS
Autor: Eduardo Miranda e David Majella
10 de Jun de 2003

Desde ontem, pelo menos 50 índios terenas da aldeia Buriti ocupam a sede da Funai em Campo Grande

A sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) continua ocupada por cerca de 50 índios terenas da aldeia Buriti, localizada entre as cidades de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti - a 120 Km de Campo Grande. Os índios estão desde o último final de semana acampados na sede do órgão em Campo Grande, e exigem a demarcação de suas terras, mais recursos para alimentação e a substituição do administrador regional.
O administrador regional da Funai, Márcio Justino, disse que esta é uma atitude isolada, pois somente esses índios querem a sua saída. Segundo ele, amanhã haverá uma reunião com outros 30 caciques de aldeias da região de Aquidauana que apóiam sua administração.
Justino disse ao Campo Grande News, que pode existir cunho político nas manifestações, pois um vereador da cidade de Dois Irmãos do Buriti, Percedino Rodrigues, e mais dois índios da cidade de Rondonópolis (MT) estão entre os manifestantes.
Ele também informou que investiga uma possibilidade de insubordinação dos funcionários da Funai, que continuam trabalhando mesmo com o prédio invadido.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.