VOLTAR

Secretários de Estado do Meio Ambiente chegam a Manaus para reunião conjunta

Governo do Amazonas - http://www.amazonas.am.gov.br/
25 de Set de 2021

Amazonas sedia 103ª reunião da Abema nesta segunda-feira (27/09)

Gestores de Estado do Meio Ambiente de todo Brasil já estão em Manaus para participar da 103ª reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O encontro, que ocorre mensalmente, reúne secretários do Meio Ambiente e presidentes de autarquias estaduais para a discussão integrada de pautas ambientais relevantes para o país.

O evento está marcado para ocorrer nesta segunda-feira (27/09), na sede do Governo do Amazonas, na zona oeste de Manaus. O encontro acontecerá de forma híbrida - presencial e online - , com foco nas demandas a serem levadas para 26ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) - ou COP 26.

Nestas sábado, gestores ambientais de 14 estados brasileiros realizaram uma visita técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro - Unidade de Conservação referência na atividade de turismo de base comunitária no Amazonas.

Para o secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, essa é uma oportunidade de compartilhar com os demais estados o modelo de gestão implementado pela Sema Amazonas.

"Essa visita tem a intenção de compartilhar com os gestores a realidade amazonense e como temos buscado superar os desafios de fazer gestão ambiental com as particularidades do nosso território. Nas Unidades de Conservação, em especial, esse é um trabalho cujo o engajamento comunitário é fundamental não só para a conservação do meio ambiente, mas também, e principalmente, para aliar esses princípios da proteção ambiental à oportunidades de empoderamento local e geração de renda", disse o secretário, que também é vice-presidente da Abema.

Para a presidente da associação, a secretária do Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, a visita ao Amazonas ocorre na expectativa de expandir o olhar da gestão pública ambiental, com impactos dos conhecimentos e experiências obtidas também a nível regional.

"Dentro da Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente nós procuramos trocar experiências e conhecer a realidade de cada uma das unidades da federação, porque o papel da Abema é representar a diversidade, é procurar trazer para os estados experiências positivas, conhecendo as dificuldades e a forma de superá-las. Estamos com uma expectativa muito positiva de que, conhecendo essa realidade, possamos falar melhor em nome dos órgãos de meio ambiente e trazer para cada estado um ponto positivo", enfatizou.

Esse é o segundo encontro presencial da Abema depois das flexibilizações da pandemia. A visita à RDS foi composta por secretários e presidentes das pastas ambientais dos estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. O grupo retorno à sede da capital ainda no domingo (26/09).

Pautas da Abema - Nesta reunião da Abema, os titulares de Meio Ambiente também vão discutir sobre ações e atribuições do departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Governo Federal, para as Unidades de Conservação (UC). O painel será conduzido, de forma on-line, pelo diretor de Áreas Protegidas do MMA, Valdir Filho.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) também terá um painel exclusivo, liderado pelo superintendente de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), Marcelo Albuquerque.

A Resolução 491/2018, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que argumenta sobre padrões de qualidade do ar e o Plano de Controle de Emissões Atmosféricas (PCEA), também estará entre as pautas a serem analisadas pelos secretários.

http://www.amazonas.am.gov.br/2021/09/secretarios-de-estado-do-meio-amb…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.