VOLTAR

SECRETÁRIO 'SALIVA ÓDIO AOS INDÍGENAS', DIZ PRESIDENTE DA FUNAI, QUE PEDIU DEMISSÃO

Brasil 247 https://www.brasil247.com/
11 de Jun de 2019

O general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas, da reserva, anunciou sua saída do cargo de presidente da Funai. Freitas disse a servidores do órgão que Jair Bolsonaro está sendo mal assessorado na questão indígena. Ele apontou a influência negativa do secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, que, segundo Freitas, "saliva ódio aos indígenas".

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca a fala de Freitas: "quem assessora o senhor presidente não tem conhecimento de como funciona o arcabouço jurídico que envolve a Fundação Nacional do Índio. O presidente está muito mal assessorado a respeito da condução da política indigenista no país. E quem assessora o senhor presidente da República é o senhor Nabhan. Que, quando fala sobre indígena, saliva ódio aos indígenas."

A matéria ainda acrescenta que "o general afirmou ainda que Nabhan, a quem chamou de 'esse cidadão', "queria acabar" com o DPT (Departamento de Proteção Territorial da Funai, setor responsável pela proteção, identificação e demarcação de terras indígenas, entre outras atividades). Ele também disse que a Funai é vista 'como óbice ao desenvolvimento nacional' por integrantes do governo no tema do licenciamento ambiental necessário para grandes empreendimentos."

https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia/396403/Secret%C3%A1rio-%27sal…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.