VOLTAR

Secretário de ministério visita povos do Xingu, em MT

Folhamax- http://www.folhamax.com.br
10 de Ago de 2016

O secretário especial de Saúde Indígena do ministério da Saúde, Rodrigo Rodrigues, participou neste fim de semana das festividades do Kuarup, na aldeia Waurá e Leonardo, no complexo indígena do Xingu, em Mato Grosso. Na ocasião, o gestor da Sesai foi recebido por lideranças indígenas que apoiam a atuação da Sesai, mas também reivindicaram ampliação no atendimento de atenção básica para os povos indígenas da região.

O secretário destacou que a proximidade dos povos indígenas e entendimento de seus costumes, por meio dos gestores, possibilita a melhoria e amplitude na atuação da Secretaria junto às comunidades indígenas brasileiras. Segundo Rodrigo Rodrigues, o DSEI Xingu vem se reestruturando para melhorar o atendimento das comunidades. "Foram adquiridos mais dois veículos para transporte de equipes e indígenas, além de obras de ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde nos polos-base Leonardo e Diauarum. Outras três novas UBS devem iniciar suas obras em breve, que vão atender as comunidades de Waurá, Kuikuru e Sobradinho, afirmou".

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu, tem sede em Canarana (MT), e é responsável por coordenar as ações de atenção básica destes povos na região, que abrange outros 7 municípios. É uma madeira que dá nome a um ritual indígena, cujo significado para os índios é a despedida dos mortos e encerramento do período de luto. A importante festa acontece uma vez por ano, no Parque Indígena do Alto Xingu. Durante as celebrações há comida, danças, jogos, cânticos, rezas e o momento das lamentações, quando na aldeia são erguidos troncos de madeira pintados e enfeitados com faixas de cor amarela e vermelha e alguns objetos do morto.

O Parque Indígena do Xingu foi criado em 1961, sendo a primeira terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo e então funcionário do Serviço de Proteção ao Índio (antigo SPI), Darcy Ribeiro.

A área conta com 27 mil km² e está situado ao norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica. A região, toda ela plana, onde predominam as matas altas entremeadas de cerrados e campos, é cortada pelos formadores do Rio Xingu, e pelos seus primeiros afluentes da direita e da esquerda. A representação indígena de mais de 7 mil habitantes tem entre as principais representantes as etnias Kayabi, Kalapalo, Kamayurá, Ikpeng, Suya, Awuará e Yawalapiti.

http://www.folhamax.com.br/politica/secretario-de-ministerio-visita-pov…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.