VOLTAR

Secretário de Estado Ashaninka fala de seus planos

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza)
25 de Fev de 2003

O índio Ashaninka, Francisco da Silva Pinhanta, que desde o dia 15 de fevereiro ocupa cargo de Secretário do Estado dos Povos Indígenas do Acre, falou hoje que nesse primeiro momento quer fazer um diagnóstico geral da situação dos índios do Acre e trazer todas as demandas possíveis para dentro da secretaria. "Quero trabalhar da maneira mais próxima da realidade dos índios". Francisco Ashaninka afirmou ainda, que quer levar o desenvolvimento sustentável para as comunidades, baseando-se na realidade cultural de cada povo. Em suas declarações Francisco falou da importância de trabalhar por todas as 16 etnias do Acre. "As outras etnias serão tão beneficiadas quanto os Ashaninka".

A Secretaria do Estado dos Povos Indígenas é uma novidade que foi criada pelo governador do Estado do Acre, Jorge Viana, e tem o objetivo de dar continuidade ao trabalho do movimento indígena, que lutar pelos direitos dos povos indígenas. E através dela Francisco deseja lutar pelos direitos dos índios.
Para os povos indígenas do Acre o fato de ter um secretário de estado como representante é um acontecimento histórico na luta por seus direitos e com certeza representa uma grande conquista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.