VOLTAR

Secretário da Sesai recebe lideranças de Rondônia e Mato Grosso

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
07 de Abr de 2011

Lideranças indígenas do Mato Grosso e de Rondônia se encontraram ontem (6), em Brasília, com o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza. O grupo veio em busca de informações sobre as mudanças no subsistema de saúde indígena (Sasi-SUS), devido ao processo de transição da gestão desse sistema, que passou da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para o Ministério da Saúde, com a criação da Sesai, em outubro do ano passado.

Antônio explicou que a Sesai trabalha para garantir que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) sejam unidades gestoras autônomas, mudança que dará maior capacidade de organização dos serviços de saúde nas aldeias e nos pólos base. "Com a autonomia fica mais fácil para o distrito manter as equipes de saúde em campo, atuando da forma correta. Não podemos ter crianças morrendo devido a baixa qualidade da água, ou que situações como a gravidez sejam encaradas como um problema. A mudança tem por objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos indígenas", argumentou o secretário.

Sobre o treinamento com gestores dos distritos, que ocorre durante esta semana em Brasília, Antônio comentou que a ação é preparativa para que cada DSEI possa assumir as responsabilidades que uma unidade de gestão autônoma tem. "Alguns distritos, como o de Porto Velho já estão avançados nesse processo. No evento estamos dando o suporte técnico para que os DSEIs possam dar os primeiros passos neste novo modelo de gestão da saúde indígena".

Abril Saúde Indígena

Além de destacar as mudanças na gestão, o secretário também destacou os eventos a serem realizados pela Sesai em virtude do dia do índio (19 de abril). Antônio destacou alguns programas que serão lançados em abril pela Secretaria, e sua importância para a saúde dos indígenas.

Após a explanação, Antônio respondeu perguntas das lideranças presentes. Entre os questionamentos, as lideranças pediram garantias de melhorias na saúde indígena com a transição da Funasa para a Sesai.

"A secretaria veio para oferecer uma saúde de qualidade para vocês, os indígenas. É um processo que tem que ser feito em conjunto, com a participação do controle social indígena, para construirmos um novo modelo de gestão. Podem ter certeza que a Sesai foi criada para melhorar a saúde indígena no Brasil", concluiu o secretário.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.