VOLTAR

Secretário da ONU visita Brasil para conhecer ações de combate à desertificação

MMA - www.mma.gov.br
26 de Mai de 2010

Em visita ao Brasil, entre 17 e 20 de maio, o Secretário Executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, Luc Gnacadja, conheceu alguns programas instituídos pelo Ministério do Meio Ambiente para mitigar os efeitos desse processo no Brasil. Ele afirmou que o País tem se destacado pelos avanços no combate à desertificação no Semiárido, e ressaltou que as ações em curso no Nordeste devem servir de exemplo.

Gnacadja convidou a equipe da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do MMA a apresentar as estratégias brasileiras na Assembleia Geral da ONU, que será realizada em setembro. O secretário também lembrou o compromisso assumido pelo MMA, durante a COP-9, de destinar parte dos recursos (50%) do Fundo Clima para projetos e ações em áreas suscetíveis à desertificação.

A programação de visitas teve início em Fortaleza (CE), onde houve uma reunião - organizada pela SEDR e pelo Banco do Nordeste - sobre a proposta de criação do Fundo Caatinga. Durante o evento, Gnacadja apresentou a agenda da ONU de combate à desertificação no mundo, e foi atualizado sobre as ações implantadas pelo Governo Federal na região nordestina.

O secretário também visitou Canindé do São Francisco, em Sergipe, local onde já existem ações estaduais de combate à desertificação. Em Brasília, ele teve reuniões com representantes do MMA, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e de outros órgãos federais como a Embrapa e Agência Nacional de Águas (ANA), em que apresentou diversas propostas para ampliar o debate nacional e internacional sobre o tema, que deve ser abordado na Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a ser realizada em Fortaleza no próximo mês de agosto.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.