Midianews-Cuiabá-MT
24 de Set de 2004
A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) homologou o reconhecimento dos cursos de Licenciatura plena em Ciências Matemáticas e da Natureza, em Ciências Sociais e em Línguas, Artes e Literaturas, componentes do 3o Grau Indígena. O anúncio foi feito durante a abertura da I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena, realizada no município de Barra do Bugres. O documento de homologação foi assinado pelo secretário em exercício na pasta, Adnauer Daltro, que compôs a mesa de abertura juntamente com a vice-governadora, Iraci França, e o secretário de Educação em exercício, Antônio Carlos Máximo.
Os cursos foram reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação em setembro deste ano. "Essa homologação representa o reconhecimento por parte do Governo do Estado de seu papel em apoiar e Educação Indígena e oportunizar a formação de professores para atender às mais de 23 etnias de Mato Grosso", disse o secretário, acrescentando que os cursos têm características bem específicas, respeitando a cultura, a língua e os costumes dos povos indígenas. "É uma iniciativa pioneira no Brasil e na América Latina."
O 3o Grau Indígena iniciou suas atividades em 2001. Os cursos têm duração de cinco anos (2001 a 2006) e são constituídos de 10 Etapas de Estudos Presenciais, 10 Etapas de Estudos Cooperados de Ensino e Pesquisa, Estágio Curricular Supervisionado - que é desenvolvido nas escolas das aldeias - e Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo é formar professores do Ensino Fundamental e de algumas disciplinas do Ensino Médio para dar aulas nas escolas das aldeias. Atualmente encontram-se matriculados 198 índios e o Governo do Estado já autorizou a abertura de mais 200 vagas nos cursos.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.