VOLTAR

Secretaria de Educação promove formação com professores indígenas

Aqui Acontece - http://aquiacontece.com.br/
29 de Abr de 2016

Educadores que atuam nas 17 escolas indígenas da rede pública estadual participaram durante esta semana de uma formação para discutir a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das unidades de ensino e currículo escolar. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro se encerra nesta sexta-feira (29) com a realização do Fórum de Educação Indígena.

O encontro contou com a presença de representantes dos seguintes povos indígenas: Wassu Cocal, de Joaquim Gomes; Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Índios; Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio; Karapotó, de São Sebastião; Aconã, de Traipu; Geripancó, de Pariconha; Koiupanká, de Inhapi; Kalankó, de Água Branca; Karuazú, de Pariconha; Pankararu, de Delmiro Gouveia e Tingui-Botó, de Feira Grande.

"Realizamos este encontro com imensa alegria, pois se trata de um evento voltado à ação pedagógica e, como educadores, precisamos constantemente refletir e reciclar nossas práticas em sala de aula", destaca o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.

Planejamento

A elaboração do PPP foi uma das principais pautas do encontro. O documento é uma ferramenta imprescindível no planejamento da escola, pois engloba, dentre outros aspectos, o seu papel social, contexto institucional e legal, currículo, avaliação e formação de professores.

Os educadores presentes ao evento aprovaram a iniciativa. "Para nós, representa um progresso termos uma formação abordando PPP e currículo no âmbito da educação indígena", diz Jacilânia Mota, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Indígena Cacique Alfredo Celestino, a qual atende a comunidade Xucuru-Kariri, em Palmeira dos Índios.

Igor Herbert, coordenador pedagógico da Escola Estadual José Máximo de Oliveira, que atende a comunidade Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, tem opinião similar. "Esta formação está sendo muito proveitosa, pois, além de termos a integração de vários povos indígenas, estamos aprendendo mais sobre PPP e vendo que se trata de um procedimento que é menos difícil do que parece", avalia.

http://aquiacontece.com.br/noticia/2016/04/29/secretaria8203-de-educaca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.