VOLTAR

Secretaria de Cultura e UERJ celebram dia do índio com programação especial

O Fluminense- http://www.ofluminense.com.br
14 de Abr de 2014

Para celebrar o Dia do Índio, 19 de abril, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Museu do Índio e o Vídeo nas Aldeias, oferecerá, entre 14 e 19 de abril, uma programação dedicada à cultura indígena no estado. As atividades da Semana Estadual da Cultura Indígena acontecerão nas Bibliotecas Parque de Manguinhos, Rocinha e Niterói, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (todos espaços da SEC) e no campus da UERJ, e contarão com a presença de diversos grupos artísticos de tribos da região. Durante os seis dias de comemoração haverá apresentações de canto e dança, oficinas de contação de histórias e rodas de conversa, além de mostra de filmes etnográficos e exposição de artesanato típico.

Entre os grupos que irão participar da semana estão membros das tribos Tupiguarani, Karipuna, Sateré Mawê, Puri, Tupinambá, Fulni-ô, Potiguara, Wapichana, Pataxó e Kariri Xocó, responsáveis por difundir ainda hoje no estado do Rio de Janeiro esse aspecto da cultura brasileira.

Apoiadora do projeto, a UERJ organizou a mostra cinematográfica da semana através do Programa de Estudos dos Povos Indígenas e do Grupo de Pesquisa, Imagens, Narrativas e Práticas Culturais. O intuito da exibição é apresentar à sociedade uma amostra da rica produção dos cineastas indígenas brasileiros, além de abrir espaço para a promoção da diversidade e do debate sobre culturas.

Parte do acervo apresentado na mostra pertence ao projeto Vídeo nas Aldeias, que, criado em 1986, é precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. Tornando-se cada vez mais um centro de produção de vídeos e uma escola de formação audiovisual para os povos das tribos, o projeto transformou-se, no ano 2000, em uma ONG independente e alcançou o patamar de mais de 70 filmes produzidos, a maioria premiados no Brasil e no exterior.

http://www.ofluminense.com.br/editorias/cultura-e-lazer/plantao/secreta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.