VOLTAR

Seca faz Itu ampliar ainda mais racionamento

OESP, Metrópole, p. A16
20 de Mai de 2014

Seca faz Itu ampliar ainda mais racionamento

José Maria Tomazela - SOROCABA

A ausência de chuvas já causa falta de água até para o racionamento em Itu, na região de Sorocaba. Com a queda no nível do Reservatório do Itaim para apenas 6% da capacidade, a concessionária Águas de Itu decidiu ontem alternar o fornecimento de água para os 37 bairros abastecidos pelo sistema, que já estão sob racionamento desde o fim de janeiro.
Os moradores, que vinham recebendo água somente das 18 horas às 4 horas, agora recebem no mesmo horário, mas dia sim, dia não. Para implementar a nova medida, a empresa alegou o risco da falta total de água, em razão da estiagem.
Outros cinco reservatórios também estão muito baixos. Não chove há quase dois meses de forma significativa no município. Na tarde de domingo, as nuvens se concentraram na região, mas a chuva se resumiu à queda de granizo e a pancadas esparsas, insuficientes até para molhar o solo.
Para complicar, o frio esperado não veio e, após queda de 24% no início do racionamento, o consumo vem crescendo de 3% a 4% ao mês.
Caminhões-pipa. A frota de caminhões-pipa da cidade foi ampliada em seis vezes para atender unidades de serviço público e de uso coletivo, como escolas, creches, postos de saúde e centros comerciais. Nos bairros mais afetados, moradores dizem que a água não chega nem nas horas prometidas pela concessionária.
O comerciante Claudio Barbosa, da Vila Ianni, comprou três caixas de mil litros para armazenar água, mas não consegue enchê-las. "Quando completo uma caixa, a água acaba", reclama.
De acordo com a concessionária, o problema é que uma parcela significativa das residências ainda não tem caixas domiciliares, obrigando os moradores a fazer vigília para armazenar o líquido. Ainda segundo a Águas de Itu, os reservatórios usados para a captação são lâminas de água abastecidas por córregos de pouca vazão. A intensidade do racionamento está relacionada ao consumo e à ocorrência de chuvas.
Como não choveu e o consumo aumentou, houve a necessidade de um racionamento mais drástico na cidade. O município faz parte de um consórcio que pretende construir um grande reservatório no Rio Piraí, mas a obra ainda depende de licença ambiental.

OESP, 20/05/2014, Metrópole, p. A16

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,falta-agua-ate-para-racionam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.