VOLTAR

Seapes libera sementes de feijão para indígenas

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
31 de Mar de 2004

O Governo distribuiu três toneladas de sementes de feijão para as várias tribos indígenas de Rondônia. É o programa de incentivo do Estado para os pequenos agricultores, que visa fomentar o aumento da produção de grãos. Segundo o administrador Executivo Regional da Funai, Rômulo Siqueira de Sá, com o projeto de estímulo à lavoura de grãos, é pretensão da Fundação Nacional do Índio transformar os indígenas rondonienses em referência nacional na produção agrícola, "principalmente do feijão, que tem valor agregado".
Lembrando que o plantio das sementes começou no último dia 15 e vai até 15 de abril, Rômulo Siqueira disse que os indígenas de Rondônia já receberam também, no total, oito toneladas de arroz, milho e agora feijão. Como resposta ao incentivo do Governo, os silvícolas aumentaram a produção e produtividade, ajudando no desenvolvimento agrícola da região.
Foram beneficiadas com as sementes de feijão o Núcleo de Apoio Local (NAL) da Funai de Ji-Paraná, que tem como chefe o técnico agrícola Vicente Batista Filho. As etnias contempladas foram: Araras (39 famílias, com total de 181 indígenas) receberam 0,5 toneladas de sementes de feijão - Nova Colina e Terras Indígenas Igarapé de Lourdes; Gaviões (60 famílias, com 505 indígenas) foram contemplados com 0,5 toneladas de sementes de feijão - Nova Colina e TI Igarapé de Lourdes; e Tupari/Kampa/Macurap (90 famílias, com 500 índios) foram beneficiados com 1,0 toneladas de sementes de feijão - Alta Floresta e Terra Indígena Rio Branco.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.