VOLTAR

'Se tivesse sabido não deixaria fazer', diz Teich sobre distribuição de cloroquina nas aldeias indígenas

O Globo - https://oglobo.globo.com/brasil/
05 de Mai de 2021

'Se tivesse sabido não deixaria fazer', diz Teich sobre distribuição de cloroquina nas aldeias indígenas
Ex-ministro da Saúde presta depoimento na manhã desta quarta-feira

Julia Lindner, Natália Portinari e André de Souza
05/05/2021

BRASÍLIA - O ex-ministro da Saúde Nelson Teich afirmou em depoimento à CPI da Covid, na manhã desta quarta-feira, que era contra a distribuição de cloroquina. Teich disse ainda que se tivesse sabido "não deixaria". O GLOBO revelou na semana passada que o governo orientou e distribuiu o chamado "kit Covid" a esses povos na Amazônia.
- Se tivesse sabido não deixaria fazer-, disse Teich sobre distribuição de cloroquina nas aldeias indígenas.
Teich afirmou que a sua posição era contra a distribuição de cloroquina em aldeias indígenas. Ele disse que, enquanto ministro, não teve conhecimento da iniciativa e, se tivesse, não teria permitido. O GLOBO revelou na semana passada que o governo orientou e distribuiu o chamado "kit Covid" a esses povos na Amazônia.
- Minha orientação era contrária - disse ao senador Renan Calheiros (MDB-AL).
- Claro que sempre é possível acontecer alguma coisa, é uma máquina grande, mas não era do meu conhecimento e se tivesse sabido não deixaria fazer.
CPI da Covid no Senado vai receber de representantes indígenas uma lista de pelos menos 15 tópicos a serem apurados pela comissão que vai investigar as ações e possíveis omissões do governo federal durante a crise sanitária nas aldeias.
Entre as denúncias está uma orientação do próprio Ministério da Saúde para o uso de ivermectina e cloroquina em índios do Amazonas que apresentem sintomas da doença. O tratamento do chamado "kit Covid" é questionado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e cientistas, uma vez que não existe nenhuma comprovação da eficácia dos medicamentos contra o coronavírus.

https://oglobo.globo.com/brasil/se-tivesse-sabido-nao-deixaria-fazer-di…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.