VOLTAR

Se só for preciso uma canetada, que não seja por falta de caneta!

CIR- Boa Vista-RR
02 de Abr de 2004

Estamos escrevendo novamente a respeito da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, terra tradicional dos povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona e Taurepang, no Estado de Roraima. Esta terra está no coração do movimento indígena no Brasil e tem sido objeto de uma luta intensa de mais de 30 anos. Apesar de tudo isso, ainda não foi homologada pelo governo brasileiro.

Em 1998, o então Ministro da Justiça Renan Calheiros assinou a Portaria 820/98, reconhecendo a área como terra indígena. Tudo o que está faltando para o reconhecimento completo e final é o Presidente da República homologar a decisão. Em outras palavras, o Presidente só precisa assinar um documento para finalmente reconhecer o direito desses povos indígenas à sua terra tradicional. Esperávamos que o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso o fizesse e lhe mandamos cartões postais, faxes e cartas. Ele não assinou. Esperávamos que o Lula assinasse quando foi eleito no ano passado, mas ele tem decepcionado o movimento indígena até agora, e as coisas não estão bem. Então estamos pedindo, mais uma vez, a sua ajuda.

Tudo o que falta para homologar a Raposa Serra do Sol é a assinatura do presidente. Então que não seja por falta de uma caneta! Estamos pedindo para todo mundo mandar uma caneta para o Lula, com um recado pedindo que ele homologue a Raposa Serra do Sol. Clique aqui para imprimir um modelo de carta a ser enviada. Você terá de conseguir uma caneta, um envelope e um selo.

Sabemos que não é a primeira vez que pedimos o seu apoio para a Raposa Serra do Sol e sabemos que conseguir uma caneta, imprimir uma carta e ir para o correio não é simples. Mas o momento é crítico (sabemos também que já falamos isto!). Os políticos locais que são contra a homologação da RSS como área contínua têm pressionado Brasília e estão tendo sucesso. O processo de demarcação de áreas indígenas está sendo colocado em discussão novamente e parece que o governo federal pode vir a recuar na sua promessa de homologar a Raposa Serra do Sol em breve. A situação nos preocupa muito e estamos pedindo a sua ajuda para demonstrar que a demarcação continua sendo prioridade. Por favor tome um momento, pegue uma caneta ou duas e junte-se a nós!

Estamos querendo fazer uma campanha diferente (e mais divertida) das que fizemos no passado. Não precisa ser massiva: se um grupo de organizações, escolas e companheiros puder mandar um monte de cartas cada, obteremos impacto. A campanha está sendo coordenada em conjunto com a Rainforest Foundation-US nos Estados Unidos e outras entidades amigas na Europa.

O que fazer

1. Imprima e assine a carta. Coloque-a junto com uma caneta da sua escolha em um envelope (sugerimos usar um envelope forrado ou embrulhar a caneta numa folha de papel para evitar rasgar o envelope) e mande para o Presidente, no seguinte endereço:

Exmo. Sr. Presidente da República
Luis Inácio Lula da Silva
Palácio do Planalto
CEP 70150-900
Brasília, DF - Brazil

2. Se você trabalha em uma organização, considere a possibilidade de comprar uma caixa de canetas e pedir a todos os colegas de trabalho para mandar uma.

3. Se quiser fazer mais, imprima um monte de cartas, compre uma caixa de canetas e peça aos amigos, alunos, colegas de trabalho etc, para mandar uma caneta para o Lula.

4. Diga-nos quantas você conseguiu mandar. Não precisa nos mandar cópia (nem caneta!). Pode nos escrever no seguinte e-mail: cir@terra.com.br.

Por favor, entre em contato se tiver perguntas ou sugestões!
Muito obrigado pela sua ajuda!

Cordialmente,

Conselho Indígena de Roraima

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.